“O coronavírus atingiu o
segmento do transporte marítimo em um momento difícil já que busca reduzir suas
emissões, há ainda questões como mudança climática, riscos políticos, pirataria
e é um setor que lida com problemas constantes como incêndios nas embarcações”,
diz Baptiste Ossena,
líder global de seguros de casco AGCS. “Agora, o setor também
enfrenta a tarefa de operar em um mundo muito diferente, com as incertas
implicações econômicas e de saúde pública da pandemia.”
O estudo anual da AGCS
analisa perdas acima de 100 toneladas brutas (GT) e também identifica 10
desafios da crise do coronavírus para o setor da navegação que podem afetar
a segurança e o gerenciamento de riscos. Em 2019, foram relatadas 41 perdas
totais de navios em todo o mundo versus 53 no ano anterior. Isso representa um
declínio aproximado de 70% em 10 anos e é resultado de esforços sustentados nas
áreas de regulação, treinamento e avanço tecnológico, entre outros. Mais de 950
perdas foram relatadas desde o início de 2010.
O setor de navegação
continuou a operar durante a pandemia, apesar das disrupções nos portos e das
mudanças nas tripulações. Embora qualquer redução nas viagens devido a
restrições de coronavírus possa diminuir a atividade de perda nesse meio tempo,
o relatório destaca 10 desafios que podem aumentar os riscos. Entre eles estão:
• A
incapacidade de mudar de tripulação está afetando o bem-estar dos marinheiros,
o que poderia levar a um aumento no erro humano a bordo dos navios.
• A
interrupção da manutenção e serviços essenciais aumenta o risco de danos às
máquinas, que já é uma das principais causas de sinistros em Marine.
•
Vistorias oficiais e inspeções portuárias reduzidas ou atrasadas podem levar a
práticas não seguras ou a equipamentos defeituosos não serem detectados.
•
Danos e atrasos na carga passam a ser mais comuns, uma vez que as cadeias de
abastecimento estão sob pressão.
• A
capacidade de responder rapidamente a uma emergência também pode ser
comprometida com consequências para incidentes importantes que dependem de
suporte externo.
• O
número crescente de navios de cruzeiro e petroleiros em lay-up em todo o mundo
representa exposições financeiras significativas, devido à ameaça potencial de
condições climáticas extremas, pirataria ou riscos políticos.
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