quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Justiça nega pedido de fechamento do Terminal de Vila do Conde, no Pará


        A Justiça Federal negou pedido de fechamento do porto de Vila do Conde, em Barcarena, Pará. O pedido foi feito após naufrágio do navio Haidar, que transportava cinco mil bois vivos. Alguns morreram e houve derramamento de óleo nas águas do Rio Guamá. O acidente ocorreu no começo de outubro.
Na decisão, o juiz federal Ruy Dias de Souza Filho considerou que o fechamento do local até que as carcaças fossem removidas em sua totalidade causaria um prejuízo ainda maior à economia da região.
          Apesar da negativa, a decisão fixou um prazo de 48 horas para que a Companhia Docas do Pará e as empresas Minerva e Norte Trading Operadora Portuária retirem as carcaças espalhadas na região. Elas têm ainda o prazo de três dias para comprovar plano e cronograma para retirada do óleo espalhado nas águas e no navio.
         A decisão estabeleceu que os denunciados devem fornecer 80 litros de água mineral por mês às famílias citadas na ação por dois meses ou até que seja comprovado o fim da poluição. A Companhia Docas e as empresas devem fornecer, ainda, máscara contra pó e odores. A multa para cada item descumprido é de R$ 5 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário