O leilão para oferta dos quatro primeiros terminais do chamado Lote 1
foi marcado para o começo de dezembro. Serão licitadas três áreas
localizadas no Porto de Santos, e uma localizada no Porto de Vila do
Conde, no Pará. Só nessas quatro áreas os investimentos estimados chegam
a R$ 1,1 bilhão, dos quais R$ 640 milhões em Santos e R$ 501 milhões no
Pará.
Os investimentos que fazem parte do pacote anunciado pelo governo,
visam melhorar a infraestrutura portuária brasileira. Para Wilen
Manteli, presidente da ABTP (Associação Brasileira de Terminais
Portuários), a medida é fundamental para o crescimento do país e de
todos os setores integrantes da infraestrutura, que precisam avançar e
se desenvolver.
“Claro, a logística de transportes é crucial para o
desenvolvimento interno do país e para termos maior competitividade no
comércio exterior – nosso grande desafio e que precisa ser enfrentado se
quisermos elevar o padrão de vida dos cidadãos”, disse Manteli.
Segundo o dirigente, com infraestrutura adequada, que possibilite a
integração dos modais de transportes – rodoviário, ferroviário e
aquaviário -, certamente os nossos produtos se tornarão mais
competitivos pela redução dos custos da circulação de mercadorias.
Os dois terminais em Santos serão destinados a movimentação de
celulose, que deve atingir 3,6 milhões de toneladas. O outro terminal em
Santos – de grãos – espera-se movimentação de 6,5 milhões de toneladas.
No Pará, os novos terminais serão destinados ao escoamento da produção
de grãos, fortalecendo o chamado Arco Norte.
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