Os armadores CSCL (China Shipping Container Lines) e Cosco (China
Ocean Shipping) estão em avançada conversa sobre a fusão das suas
companhias. O impacto para os tráfegos Ásia-Europa será grande e
menor para os que envolvem o Brasil. A presença hoje das
transportadoras chinesas nas rotas marítimas de longo curso que servem o
país é pouco maior que 1% em cada caso.
A Cosco confirmou as negociações, mas
informou que os detalhes da união serão divulgados entre novembro e
dezembro desse ano ainda. A companhia esclareceu ainda que “não tem
detalhes e tudo que vier do mercado será especulação”. A CSCL
não comentou a negociação.
Quando oficializada, a fusão dos dois armadores criará a quarta maior
transportadora de contêineres do mundo, com 305 navios, entre próprios e
alugados, e 8% da capacidade global de transporte de contêineres,
segundo a consultoria francesa Alphaliner.
A frota da nova empresa ficaria atrás apenas da Maersk
Line, líder do setor, MSC, segunda colocada; e CMA CGM. Atualmente, Cosco e
CSCL ocupam a sexta e a sétima posição no ranking dos maiores grupos de
contêineres do mundo, com 166 e 139 embarcações, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário