A movimentação de cargas de cabotagem no Porto de Santos registrou
crescimento recorde de 30% nos oito primeiros meses do ano, na
comparação com o mesmo período de 2014. O dado foi divulgado pela Codesp (Companhia
Docas do Estado de São Paulo) ecomprova a expansão do transporte marítimo
na logística brasileira.
Os números da Docas incluíram as
mercadorias especificamente de cabotagem e as de transbordo. Segundo o
levantamento da Codesp, a carga geral é a principal responsável pela
alta nessa movimentação, com um crescimento de quase 20%. Em seguida,
estão os granéis líquidos com 15% a mais.
Nessas operações, as
mercadorias contêinerizadas cresceram 30%: saltando de 381.350 teus, em
2014, para 495.294 neste ano. Do total de 2015, 238.009 teus foram
pontualmente de transbordo.
A chegada de novos terminais no complexo santista, também foi apontado
como determinante para esse aumento. Com a chegada deles, houve a
possibilidade de ampliar o espaço para armazenagem de cargas no
complexo, aumentando a competitividade pela melhor tarifa – fatores que
se mostraram decisivos para o crescimento das operações de cabotagem nos
oitos primeiros meses do ano.
O presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo),
Angelino Caputo, disse que a chegada de dois novos terminais de contêineres ao
complexo santista possibilitou isso: mais espaço para carga, mais
competição e menores tarifas. “Eu acredito que a competição para a
atividade econômica é positiva. Enquanto uns terminais forem mais
eficientes que outros e oferecerem um custo melhor, os clientes serão
beneficiados”, avaliou Caputo.
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