O
mercado da cerâmica no Brasil tem demonstrado ser promissor, o que se torna
positivo também para as empresas de logística, que cada vez mais se
especializam neste transporte. De acordo com dados da Associação Nacional dos
Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
(ANFACER), em 2014 o Brasil exportou mais de 69,2 milhões de metros quadrados
de revestimentos cerâmicos para aproximadamente 100 países.
Em 2015, a
expectativa é que as vendas totais cresçam 1,45%. Para se ter uma ideia,
somente para os Estados Unidos, o volume das exportações brasileiras no
segmento saltou de US$17,039 milhões, entre janeiro e junho de 2014, para US$
22,491 milhões no mesmo período de 2015, resultando um aumento de 32%, segundo
o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Com
matriz em Itajaí (SC) e mais nove escritórios em território nacional, a DC
Logistics Brasil é considerada uma das principais empresas responsável por
importar e exportar cerâmicas no país. “Possuímos eficiência operacional na
coordenação dos embarques e acompanhamento de cada detalhe desde o carregamento
na origem até o descarregamento no destino. Como trabalhamos há muito tempo com
essa commodity, conhecemos muito bem a origem do produto e temos
um relacionamento muito bom com os armadores”, afirma Guilherme Mafra,
Managing Director da DC.
A alta do dólar é um dos fatores que fez com que as empresas abrissem os olhos
para o potencial do mercado externo. Com o produto em Real aproximadamente 40%
mais barato que em dólar, as indústrias brasileiras acabam chamando a atenção
no exterior. O azulejo nacional está entre os produtos mais procurados por
países como México, Filipinas, Portugal, Canadá e Argentina.
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