Uma das soluções encontradas para conseguir enfrentar a dificuldade de distribuir as cargas pelo
território brasileiro é o uso doVeículo Urbano de
Carga (VUC), principalmente em São Paulo, que restringiu a
circulação de caminhões. Por conta desta procura, este mercado se
destaca como um meio de transporte em potencial, mesmo com um cenário
econômico desfavorável.
Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de
Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, o crescimento de
grandes cidades demonstrou que existe a necessidade de termos
alternativas de transporte como esses utilitários.
Ele explica que o
segmento recurou com a crise econômica, mas no comparativo com o nicho
caminhões, os Vucs apresentaram um recuo menor e, o executivo crê que a
medida que a realidade econômica do País se recuperar, os Vucs também
deverão avançar. “Os Vucs têm maior mobilidade e liberdade de trânsito, o
que traz rapidez na distribuição de cargas”, afirma.
Para Marcos Andrade, gerente de marketing do produto caminhão da
Mercedes Benz do Brasil, no segmento caminhões, os Vucs já representam
de 10 a 15% do volume neste mercado, pois muitas transportadoras
adquiriram esses veículos menores para agilizar as entregas e ganhar
maior mobilidade urbana. O executivo acredita, porém, que é preciso mudar a
atual matriz de transportes do país e acertar o senso de transporte como
um todo para o país crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário