A diretora de Vendas da Mercosul Line, Luiza Bublitz, disse que falar que a cabotagem é mais competitiva, barata e sustentável todo mundo já
sabe. Mas ressalvou que, mesmo diante de todas as qualidades oferecidas pelo modal,
muito se fala da sua pouca aceitação pelas indústrias e
empresários do setor de logística. Contudo, a executiva destacou que essa situação começa a mudar mostrando resultados diferentes
hoje.
Segundo Luiza, os fatores investimento, maior oferta
de espaço para armazenagem dessas cargas, pontualidade e maior base de
clientes, são alguns dos motivos que levaram a indústria a ter maior
confiabilidade no modal. “Eu acho que é um resultado conjunto de todos
esses fatores, dos investimentos do lado do armador e também do mercado
hoje “comprar” a cabotagem de uma maneira diferente.
"Se existia alguma
dúvida ou receio de utilizar a cabotagem, hoje não há mais. O mercado
hoje, se sente tranquilo tanto com relação a frequência de navios, como
com o transit time do serviço, e ele já incorporou, na verdade, as
vantagens da cabotagem. E eu não estou falando só de um frete mais
barato não, estou falando de um custo geral mais barato.”, disse a diretora da Mercosul Line.
O aspecto mais importante, nesse sentido, para ela, é
mostrar que a sustentabilidade e a crescente demanda da cabotagem é o
resultado de ter uma base de clientes ativa maior. “A economia está
estagnada, o consumo está muito baixo, então o fluxo de cargas de uma
forma geral realmente foi afetado, isso na cabotagem, no rodoviário e em
todos os modais", explicou Luiza.
Nessa linha, ela entende que a cabotagem está ficando ainda estável, e provavelmente com um saldo positivo no final do ano, em termos de
volume e principalmente tendo um saldo muito positivo no termo de
clientes. "Isso é um resultado bem concreto da maior aceitação da
cabotagem pelo mercado”, argumentou.
Para ela a questão pontualidade é outro fator responsável por
essa mudança de confiabilidade por parte dos clientes. “A confiança no
planejamento por parte de uma indústria é algo extremamente importante.
Se o diretor de logística de uma empresa vai considerar a cabotagem para
o seu transporte, o fato dele confiar naquela programação, e o fato
dele poder acreditar que a carga dele vai ser entregue na hora agendada
faz toda diferença pro cliente”, defendeu.
Ela disse ainda que tal fator
pode levar o usuário a aumentar a carga, aumentando assim a participação
da cabotagem na cadeia logística. “Hoje nós temos cargas novas
começando a embarcar e outras aumentando a sua participação no modal,
como é o caso dos alimentos, eletrônicos e da carga refrigerada, por
exemplo. Acho que tudo isso é um reflexo da confiabilidade do serviço do
modal”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário