O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, operado pela
Wilson sons, assinou um aditivo contratual com o
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil que vai permitir a
ampliação do cais principal do terminal da capital baiana de 357 metros para 800 metros nos proximos
anos.
A ampliação foi viabilizada graças a um acordo para a antecipação de
investimentos, da ordem de R$ 398 milhões, que teve como contrapartida a
prorrogação da concessão do terminal por mais 25 anos, finalizados em
2050. Se somados os custos com a manutenção da área, o aditivo contratual
prevê um desembolso total de R$ 715 milhões do Tecon até 2050.
O contrato de arrendamento foi assinado por Maurício Quintella,
ministro dos Transportes, Sergio Fisher e Demir Lourenço, representantes
do Tecon Salvador, com interveniência da Companhia das Docas do Estado
da Bahia (Codeba) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq), representados pelo diretor-presidente, Pedro Dantas, e
diretor-geral, Adalberto Tokarski, respectivamente.
Segundo Demir Lourenço, as obras de ampliação, que devem se iniciar
em dois anos, vão colocar o Porto de Salvador em condição privilegiada
no país. "O Porto de Salvador estará em condição de vanguarda. Em 2019 ou
2020, quando uma nova frota de supernavios com 366 metros de cumprimento
entrar no mercado, teremos condições de atracar dois ao mesmo tempo", comemorou Lourenço.
Agora, complementa ele, o desafio é concluir o projeto executivo e buscar as licenças necessárias nos próximos nove meses.
As obras devem gerar 500 empregos diretos, e incluem a construção de
um novo cais e pier de atracação com 423 metros, além de urbanização,
pavimentação e aterro hidráulico da área, ampliando em 75% a capacidade
de processamento do Terminal, de acordo com informações da Codeba. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
aprovado pela Antaq prevê, durante todo o período do contrato, uma
receita de pouco mais de R$ 1 bilhão para a Codeba, acrescida da receita
adicional em razão das tarifas marítima e de acostagem. "A expansão do Terminal para a área contígua permite o aumento da
capacidade operacional e ganhos de eficiência e produtividade para o
Porto de Salvador", enfatizou Pedro Dantas.
A prorrogação do contrato faz parte do Projeto Crescer, do Governo
Federal, na prática, possibilitará oportunidades de negócios e retomada
de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o secretário executivo do Programa de Parcerias de
Investimentos (PPI), Moreira Franco, a prioridade do governo é enfrentar
o desafio da geração de empregos. "Vamos mobilizar uma parceria com o capital privado para fazer os
investimentos de infraestrutura e gerar os empregos necessários" ressaltou
Moreira Franco.
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