O navio Bulk Sweden,
carregado de carvão mineral, está no Porto do Pecém há dois meses e meio, ancorado na área de fundeio esperando uma vaga para atracar no
píer nº 1. O Atrotos Heracles, com 75 mil
toneladas de carvão, está fundeado no terminal desde o dia 26 de junho. O Jag
Arnav, também com 75 mil toneladas de carvão, igualmente espera para atracar. Ao todo, 12 embarcações encontram-se na
área de fundeio. A Cearáportos não tem culpa, garante fonte
da empresa que administra o complexo portuário cearense.
A operação da usina siderúrgica na região
causou o mesmo congestionamento na área de fundeio. Para reduzir o
problema, a administradora busca alternativas. Navios com carvão também estão usando o TMUT. Mas a
correia de minério do terminal funciona 24 horas, enquanto que a de carvão tem problemas - que deverão ser logo
sanados, afirmam operadores, a partir de informações recebidas.
A Cearáportos esclarece, em nota, que operam
normalmente as correias transportadoras do porto - a de minério e a de
carvão. Elas “movimentaram, em 24 horas, 16 mil toneladas”. O governador
Camilo Santana destacou que a esteira que transporta minério está operando
perfeitamente.
Ele admitiu, contudo, que a de carvão, por falta de manutenção
por parte da empresa responsável pela tarefa, tem problema. Mas uma nova
empresa - da qual fará parte a própria Cearaportos, a ser criada para
isso - resolverá. Um operador portuário, que não quis se identificar, denunciou que as correias “têm
problemas”.
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