O Porto de Paranaguá acaba de testar um sistema que vai tornar mais
rápido o carregamento de grãos no Corredor de Exportação. O primeiro
navio de soja concluiu domingo (28) a operação em uma nova modalidade de
carregamento, o Super Berço. Em apenas 33 horas, o navio Innovation
carregou 63.307 toneladas do produto.
O tempo de carregamento normal de um navio é 48 horas, sendo que nesta
modalidade o tempo de carregamento foi reduzido em 15 horas, gerando um
ganho operacional de 31,25%. A operação foi feita pelo Terminal da Interalli e inaugurou uma nova
regra da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) –
prevista na Ordem de Serviço 001/2016 – e que dá prioridade de atracação
para embarcações que se comprometem a concluir um embarque de 65 mil
toneladas em até 36 horas.
De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Divino, a nova
regra operacional tem como objetivo atender a grande demanda de granéis
sólidos previstas para carga e descarga no Porto de Paranaguá e
consequente necessidade de dar maior agilidade às operações. O berço
utilizado para as atracações prioritárias será o 213 do Corredor de
Exportação.
“Queremos reduzir cada vez mais o tempo de espera para atracação e esta
medida só está sendo possível porque adquirimos novos shiploaders que
têm condições de operar com duas correias simultâneas de abastecimento
de carga, com capacidade de 2 mil toneladas por hora”, declarou
Dividino.
Ele explicou que a operação no Super Berço só é possível para os
terminais que tiverem com a estrutura atualizada para operar com o dobro
da capacidade. Os quatro novos carregadores de navios que estão em operação no Corredor
de Exportação conseguem embarcar grãos com 33% mais agilidade do que os
antigos, aumentando a velocidade de carregamento de 1,5 mil toneladas
por hora para 2 mil toneladas por hora. O investimento foi de R$ 59
milhões.
“A ideia é que os terminais que ainda não realizaram os investimentos
para operar nestas condições enxerguem a vantagem de carregar na metade
do tempo e façam suas adaptações para que possam solicitar o Super
Berço. Assim, todos ganham, com mais produtividade e mais carregamentos
em um menor espaço de tempo”, ressaltou Dividino.
Os navios que solicitarem carregamento no Super Berço terão
prioridade no line-up, que é uma fila de 18 navios para atracar no
Corredor de Exportação, e poderão atracar no porto tão logo cheguem à
baía de Paranaguá, passando à frente dos demais. “Os navios, no entanto, precisam garantir condições técnicas para
realizar as operações dentro de rigoroso critério de medição das
produtividades”, explicou Dividino. Segundo ele, os ganhos de
produtividades gradativos estão previstos em todo o processo de
modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação.
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