A mineradora Vale concluiu nesta semana uma série de melhorias em seus
terminais portuários localizados no Complexo de Tubarão, área
operacional da empresa em Vitória (ES), com capacidade de embarque de
120 milhões de toneladas por ano de minério de ferro e pelotas.
As intervenções contemplaram os píeres 1 e 2, por onde é feito o
embarque de minério e pelotas, e no Terminal de Praia Mole (TPM), por
onde é efetuado o desembarque de carvão.
"Iniciadas em 2015, as melhorias contemplam investimentos estruturais
e revisões nos processos de manuseio dos graneis sólidos visando
bloquear a fuga de material nas operações de carregamento e
descarregamento das embarcações", disse a Vale.
Em janeiro, a Vale foi alvo de interdições pela Justiça Federal, que
buscava obrigar a companhia a adotar medidas para evitar danos ao meio
ambiente a partir de suas atividades em Tubarão. A decisão judicial
visou exigir medidas eficazes para evitar a emissão de poeira de carvão
no ar e pó de minério do mar.
Neste sentido, a Vale esclareceu ainda que as correias transportadoras,
que fazem o transporte do minério de ferro até os carregadores de navio,
ganharam novos dispositivos de limpeza e de raspagem, bem como a
implantação de um novo sistema de aspersão voltado a reduzir a suspensão
de material particulado durante as operações.
As melhorias de processo abrangeram ainda o aumento na frequência
de manutenção dos equipamentos e dos sistemas de limpeza, acrescentou a
companhia.
Além das ações de curto prazo, há uma série de outras medidas de
médio e longo prazo em curso, disse a empresa. Uma das mais relevantes, e
que deverá ser concluída até fevereiro de 2017, envolve o fechamento
das correias transportadoras que alimentam o píer 2, com o objetivo de
reduzir a dispersão de material na atmosfera, e a sua consequente queda
no mar.
O Complexo Portuário de Tubarão é formado por um terminal dedicado ao
embarque de minério de ferro e pelotas com três berços; pelo Terminal
de Praia Mole (TPM), por onde é feita a importação de carvão mineral;
pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no qual ocorre o embarque de
grãos e o desembarque de fertilizantes; e pelo Terminal de Granéis
Líquidos (TGL), operado pela Transpetro, especializado na movimentação
de combustível.
Do volume total das exportações de grãos no Brasil, 8% são
feitas pelo Terminal de Produtos Diversos. O TPD é responsável também
por 8 por cento da importação total de fertilizantes do país. No
Terminal de Praia Mole são desembarcados 48 por cento do carvão
consumido pelas siderúrgicas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário