O governador da Bahia, Rui Costa, assinou diversos acordos com empresário
chineses objetivando a garantir, nos próximos meses, o aprofundamento dos
estudos técnicos e negociações que possibilitarão o andamento de obras
importantes de infraestrutura no estado. Entre os projetos, estão o Complexo
Porto Sul e a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), além do VLT
(Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará o Subúrbio Ferroviário ao
Comércio, e o novo Centro de Convenções da Bahia.
Um dos resultados mais promissores da viagem do governador à China foi o
acordo assinado com uma das maiores construtoras chinesas – a China
Railway Engineering Group (Crec) – e o Fundo Chinês para Investimento na
América Latina (Clai-Fund) para construir e operar o Porto Sul e a
Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação com o governo
baiano e a Bahia Mineração (Bamin), que explora o minério de ferro em
Caetité, na Bahia.
O executivo da companhia, Chuanlin Wang, o interesse no Brasil é grande.
“Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e
sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Vamos buscar
essas duas primeiras ações (VLT e água e saneamento) como teste para
investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência
aprovada”, disse Wang.
O Complexo Porto Sul será construído em Aritaguá, em Ilhéus, e já tem as
licenças prévia e de implantação, além da autorização para supressão de
vegetação, emitidas pelo Ibama. Com o início das obras, que o
governador Rui Costa espera retomar agora com os chineses, o Porto Sul
se transformará em um dos principais exportadores de minério de ferro,
grãos, biocombustíveis e fertilizantes, transportados pela Fiol.
“Os chineses possuem a tecnologia mais avançada e experiência de sobra
para fazer essas obras avançarem na velocidade que a Bahia precisa.
Nossos projetos entusiasmaram os dirigentes da Crec e Clai-Fund, e isso
permitiu estabelecermos um acordo histórico, que vai viabilizar os
investimentos e destravar de uma vez por todas essas obras importantes
para a Bahia”, comemorou Rui.
Costa também garantiu a evolução das conversas sobre o investimento
chinês no sistema do VLT, interligando o Subúrbio Ferroviário ao bairro
do Comércio, que substituirá os atuais trens que operam até o bairro da
Calçada, em Salvador.Um memorando foi assinado com uma das maiores
empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, a China Tiesiju
Civil Engineering (CTCE).
A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação de
Costa, é que a CTCE possa executar o projeto na capital baiana no mesmo
ritmo que realiza obras na China e em outros países onde possui
investimentos. “A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e
faremos todos os esforços para garantir a parceria”, afirmou Rui.
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