quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Exportadores brasileiros de calçados esperam ampliar negócios na feira TheMicam, de Milão


         As expectativas são positivas para a participação de 69 marcas calçadistas brasileiras em uma das mais importantes feiras internacionais do setor, a theMicam. A feira acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, mas a programação do projeto Export Thinking, do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), inicia um dia antes com seminário preparatório.
          Em estandes individuais que ocupam um espaço total de mais de 1,3 mil metros quadrados, as marcas nacionais prometem fazer bonito com a taxa cambial mais favorável que na feira realizada no ano passado, quando foram totalizados mais de US$ 8,4 milhões em negócios imediatos. Segundo a analista da Abicalçados, Patrícia Ledur, as mostras de produtos de inverno são altamente rentáveis para os brasileiros, sendo que a imagem positiva do produto no exterior e o impulso de um preço mais competitivo em função do câmbio podem ser indícios de uma mostra histórica para os calçadistas verde-amarelos.

          “Na primeira feira internacional do ano, a Expo Riva Schuh, ocorrida também na Itália, os resultados já foram muito superiores aos registros do ano anterior. A tendência é de que o movimento se repita na theMicam deste ano, com resultados superiores aos de 2015”, projeta Patrícia.
          Antecedendo a participação na feira, no dia 13, o projeto Export Thinking promove o seminário “Como construir uma coleção para conseguir o equilíbrio econômico da empresa?”. Ministrada pelo executivo da Diomedea, Enrico Cietta, a palestra traz aspectos como novas formas de consumo, riscos na produção e criação de coleções, economia criativa, entre outros.
          Mesmo recebendo compradores de todos os continentes, a theMicam registra maior visitação de italianos. Representando um importante mercado para o calçado brasileiro, a Itália vem aumentando suas importações totais de calçados desde 2012. No ano passado foram comprados mais de 330 milhões de pares de calçados, sendo mais de 1,5 milhão deles verde-amarelos. Atualmente, conforme a Abicalçados, a Itália está na 17ª posição entre os destinos.

          “É um mercado enorme, com consumo de mais de 5 pares per capita. Aliando preço competitivo e produto de qualidade, certamente teremos incremento nos embarques para lá, já nos próximos anos”, avalia Patrícia. Segundo a analista, mais de 35% dos calçados importados pela Itália são de couro, produtos de alto valor agregado e que serão boa parte do portfólio apresentado pelos brasileiros na feira europeia de inverno.

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