Um acordo firmado entre os 15 principais transportadores de
contêineres para abandonar a prática das GRIs (general rate increases),
na busca por um novo mecanismo de fixação de preços estabelecido a
partir de um pesquisa de três anos realizada pela Comissão Europeia foi recebido com grandes expectativas por representantes da indústria marítima.
A associação britânica FTA (Freight Transport Association) declarou que
“espera mais transparência nos frets marítimos” após a investigação
realizada pela Comissão Europeia que levou à Divulgação da proposta para
uma nova estrutura de preços.
A FTA afirmou que quinze companhias marítimas envolvidas na pqsquisa de
três anos sobre a “sinalização de preços” concordaram em mudar os
futuros regimes de estabelecimento de fretes, declarando que a “foi a
maior vitória para o British Shippers’ Council”.
“Três companhias, em particular, concordaram em parar de anunciar as
chamadas GRIs (general rate increases) e divulgaram seus preços de fato
aos clientes, de maneira individualizada. No Artigo 9 da principal
legislação da União Europeia sobre concorrência (Regulamentação 1/2003),
a comissão publicou o aviso, oferecendo aos embarcadores e companhias
marítimas o prazo de um mês, a partir de 16 de fevereiro, para analisar
sobre a proposta. “Isto se chama teste de mercado”, disse a FTA.
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