O superintendente do
Porto do Rio Grande, Janir Branco recebeu na manhã desta quinta-feira, os
representantes da Bolognesi Engenharia e da Shell Trading. O encontro ocorreu
na sede administrativa da SUPRG e é parte do cronograma de atividades de
instalação dos projetos da Bolognesi em Rio Grande. A empresa é responsável
pela implantação de uma usina termelétrica a gás e pela planta de regaseificação
de GNL na cidade, com investimentos de R$ 3,3 bilhões.
“Dentro do cronograma de etapas a
serem cumpridas, reuniões de alinhamento de informações são importantes para o
bom andamento de um projeto de grande relevância para o município e para o Estado”,
afirmou Branco. O empreendimento, na Região
Sul, vai gerar 1.238 MW a partir do gás natural, correspondendo a 30% da
energia elétrica do Rio Grande do Sul.
O
projeto da usina termelétrica a gás de Rio Grande foi contemplado pelo último
leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o segmento, o
Leilão de Energia A-5, realizado em 2014. O projeto inclui ainda um píer de
atracação, o terminal de regaseificação e um gasoduto de transferência.
Representantes da Rumo
ALL também foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 25, pelo diretor administrativo do Porto do Rio
Grande, Adinelson Troca e pelo diretor de infraestrutura, Paulo Somensi, para
debater melhorias no descarregamento de mercadorias no Superporto.
A intenção é
garantir mais agilidade no momento de esvaziar os vagões para permitir um maior
movimento no modal ferroviário. O tema é de grande relevância por impactar na
agilidade do complexo portuário.
“O modal ferroviário é de suma
importância para o complexo logístico gaúcho. Ao termos a ferrovia funcionando
para os terminais do Superporto de maneira eficiente, com menor grau de impacto
na sociedade e de grande agilidade, garantimos ao Porto do Rio Grande maior
competitividade perante outros complexos portuários e o reflexo disso ajuda a
reduzir o custo do transporte”, destacou o diretor de infraestrutura, Paulo
Somensi.
A ALL recebeu, através de licitação, a concessão para prestar o
serviço público de transporte ferroviário de cargas nas malhas Sul (PR, SC,
RS), Oeste (MS) e Paulista (SP) da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA),
pelo período de 30 anos. A malha sul da empresa compreende os portos de
Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande.
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