A Hyundai começou a utilizar um novo serviço de cabotagem entre o
sudeste e noroeste da Índia, organizado pela Link Shipping and
Management Systems para o transporte de veículos. No entanto, as altas
taxas portuárias andam desestimulando cada vez mais linhas de navegação a
entrar no mercado indiano de cabotagem para veículos acabados, de
acordo com Mandeep S Tiwana, proprietário da IDM Symex, navio ro-ro que
transportou os veículos na primeira semana deste mês.
No início de fevereiro, a IDM Symex carregou um primeiro volume de 800
veículos no Porto de Chennai, com destino a Pipanav, de onde seguiram
para as concessionárias do noroeste da Índia. Foi o primeiro lote
nacional de veículos acabados embarcados após a decisão do Ministério do
Transportes para afrouxar a regulamentação sobre a cabotagem em
determinados navios, permitindo que os embarques de bandeira estrangeira
de veículos acabados fossem feitos em rotas costeiras domésticas.
Pipavav havia começado a exportar serviços ro-ro em agosto do ano
passado, depois do investimento feito pela NYK Auto Logistics India e
APM Terminals em uma unidade de armazenagem e PDA de ponta. De acordo
com a administradora de terminais, os incentivos de transferência de
modais, atualmente em fase de avaliação por parte do governo, deveriam
incentivar mais a transferência das cargas domésticas, para o mar, e
inclusive o governo indiano declarou que os navios ro-ro são essenciais
para o sucesso dos esforços em desenvolver a cabotagem e descongestionar
as estradas e ferrovias.
Mas, da forma como são calculadas as taxas portuárias, a modalidade
tem dissuadido outras linhas de aderir aos embarques domésticos: as
tarifas para os navios ro-ro são determinadas pela TAB (tonelagem de
arqueação bruta, que calcula o volume interno da embarcação), em vez de
TPB (tonelagem de porte bruto, que diz respeito à diferença entre o peso
do navio com o máximo de carga autorizado e o peso do navio leve), o
que chega a significar uma diferença de até três vezes o valor da taxa,
uma vez que o TAB para os navios padrão é cerca de 66% da TPB; em
navios ro-ro, o TAB pode ser 400% maior do que TPB.
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