Os terminais
privados se apresentam como uma saída para atrair investimentos em meio à crise econômica brasileira. Dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)
mostram que no segundo trimestre de 2015 os portos brasileiros
movimentaram 255 milhões de toneladas. Do total, 65% passaram pelos
terminais privados. Enquanto os portos organizados apresentaram uma
queda de 0,7% comparado com o mesmo período de 2014, os TUPs registraram
um aumento de 6,1%.
A SEP (Secretaria Especial de Portos), por meio do novo marco dos
portos, já autorizou o funcionamento de 38 TUPs, totalizando investimentos de mais
de R$ 20 bilhões. Para os próximos cinco anos, a expectativa é que o
setor privado injete R$ 46,8 bilhões nos portos brasileiros. “O
investidor privado passa a ser prioridade do governo, numa parceria para
que efetivamente o Brasil possa ampliar sua oferta e sua capacidade de
operação portuária”, afirma Helder Barbalho, ministro dos Portos.
No caso do Paraná, a região viu nos últimos dez anos boa parte dos
navios com potencial de atracar em seu litoral procurar mares vizinhos,
como Santa Catarina, que conta hoje com cinco terminais portuários, três
deles administrados pela iniciativa privada em Navegantes, Itapoá e
Imbituba.
Hoje com o decreto que altera o traçado da poligonal de Paranaguá
assinado pelo governo federal, a expectativa é que o estado receba novos
investimentos e amplie sua capacidade portuária. “Enquanto isso, o
Paraná segue na dependência de seu principal porto, o de Paranaguá, que é
principal exportador de grãos do país, mas que vê a concorrência
aumentar”, afirma Ricardo Bueno Salcedo, diretor de Porto Pontal.
Só em Pontal do Paraná, calcula-se um investimento de R$ 8 bilhões
com a instalação de uma empresa de exploração da camada pré-sal, uma
usina termoelétrica e três terminais privados nas novas áreas que deixam
de estar sob o controle da União.
Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto
Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² – e contará com um
pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de
contêineres do país.
O novo porto prevê ainda a ampliação de 55% da capacidade portuária
do estado, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas. “Será um
grande avanço no setor portuário. Mesmo com as dificuldades que o Brasil
enfrenta, Porto Pontal simboliza a confiança que temos no futuro do
país”, garante Salcedo.
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