Autoridades
da USCG (United States Coast Guard) garantiram durante audiência
realizada no último final da semana, em Washington, D.C., que o setor
marítimo deverá estar pronto para atender às exigências da IMO
(International Maritime Organization) de verificação da massa bruta de
cargas, programada para 1 de julho.
A mensagem foi clara: não esperem atrasos na implementação das novas regras de aferimento de pesos de contêineres, e tampouco planejem recorrer à Guarda Costeira para aplicar as novas regras junto aos embarcadores. Durante o encontro, o contra-almirante Paul Thomas esclareceu que a legislação mundial se aplica ao carregamento de navios e que a Guarda Costeira não assumirá o papel de intermediário para garantir que os embarcadores estejam cumprindo as novas determinações. A interação deverá acontecer estritamente dentro das relações comerciais entre o transportador marítimo, seus clientes e os operadores de terminais, disse o oficial. De acordo com as determinações da IMO, em sua convenção para segurança SOLAS, a partir de 01 de julho, será exigido do embarcador que providencie um certificado de verificação da massa bruta, o VGM (verified gross mass) de cada contêiner carregado, antes do embarque. Grupos de diferentes setores sugeriram que data da implementação deveria ser prorrogada porque a indústria Americana não estaria preparada, destacando que os embarcadores e seus fornecedores ainda não foram completamente informados, ou não ajustaram equipamentos de pesagem voltados para o embarque. A posição da USCG, no entanto, foi de que prorrogar a implementação estaria “fora de cogitação”, assim como a autoridade não pretende adotar ou publicar margens de erro aceitáveis. |
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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Autoridades da USCG não aceitarão atrasos na adoção das novas regras de aferimento de pesos de contêineres
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