quarta-feira, 20 de maio de 2020

Wilson Sons conquista prêmio internacional da OEA pela gestão em segurança no Tecon Rio Grande


         A gestão sustentável, eficiente e segura realizada pela Wilson Sons no Tecon Rio Grande, venceu o Prêmio Marítimo das Américas, da OEA (Organização dos Estados Americanos), na categoria Gerenciamento de Riscos de Desastres em Portos e Terminais, com o case intitulado “Estrutura de Resposta à Emergência, da insuficiência à excelência”. O Prêmio foi criado para reconhecer práticas que contribuem para o desenvolvimento do setor portuário. 
         “Os terminais de contêineres desenvolvem uma atividade essencial para garantir o abastecimento das pessoas. E a adequada gestão da segurança é fator vital para a continuidade das nossas operações. Estamos honrados com o prêmio, que destaca o compromisso da Companhia com o bem-estar dos nossos colaboradores e das comunidades próximas, diante da nossa responsabilidade em manter o fluxo de mercadorias”, ressalta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.   
         Em 2008, o Tecon Rio Grande construiu um planejamento de médio e longo prazo, com uma estrutura de resposta à emergência sólida, que se tornou referência regional. Um pilar importante nesse processo foi o treinamento da força de trabalho. Foram contabilizadas mais de 16 mil horas em cursos e simulados de emergência nos últimos cinco anos, uma média de 3.300 horas por ano. De 2010 a 2019, também foi realizado investimento em veículos, materiais e equipamentos de emergência que somou mais de R$ 2,5 milhões.  
         Outro aspecto importante no período foi a aproximação com a comunidade. Foram estabelecidas parcerias com empresas, entidades e escolas com foco na área de proteção da vida humana, do meio ambiente e da preservação do patrimônio. “Ao longo desses anos, realizamos grandes transformações no terminal. Hoje segurança é um valor compartilhado por todos e entendido como estratégico para nossas atividades”, comemorou Bertinetti.  
         Nesta sexta edição do prêmio, que teve como tema “Sustentabilidade e eficiência portuária para a prosperidade das cidades”, foram avaliados 35 projetos de nove países da América Latina e do Caribe.  A premiação é um importante reconhecimento ao trabalho realizado pela Companhia, no momento em que segurança e saúde são pautas centrais para o setor portuário no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário