segunda-feira, 11 de maio de 2020

Terminal marítimo de Itaqui apresenta desempenho positivo, apesar da crise sanitária


          O presidente da companhia que administra o Porto de São Luís, Ted Lago, disse que o desempenho do terminal não foi afetado pelas medidas de isolamento social no Maranhão.Ele explicou que pelo fato de a capital do Estado ter sido a primeira grande cidade brasileira a implementar uma quarentena para combater a Covid-19, a instalação portuária pode se adaptar à situação.
          O porto foi responsável por exportar mais de 10% da soja brasileira em 2019. Agora, Itaqui projeta um aumento de 16% nas exportações de grãos entre janeiro e maio, para 4,3 milhões de toneladas, compostas principalmente por soja.
          Lago também prevê um aumento de 65% nas importações de fertilizantes durante o mesmo período de cinco meses, para 986.000 toneladas. Segundo ele, o a expectativa é porque os agricultores brasileiros anteciparam aquisições para a safra 2020/21.
          O aumento da demanda mundial por máscaras N95 em meio à pandemia de coronavírus foi acompanhado pelo crescimento das exportações de celulose via Itaqui, disse Lago, referindo-se à matéria-prima usada na produção desse equipamento médico. Mais de 60 empresas operam em Itaqui, entre elas multinacionais como a Glencore, Vale, Louis Dreyfus e Toyota Tsusho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário