quarta-feira, 27 de maio de 2020

Apenas um terço dos caminhões de transporte internacional estão operando na Bolívia


          A Associação Internacional de Transporte da Bolívia (Asociatrin)informou que dois meses após o início da quarentena devido à Covid-19, apenas três em cada dez caminhões de transporte de carga operam no país. Segundo a entidade, às restrições, levaram a um menor fluxo de volume no transporte em setores importantes, como soja, mineração e construção, informou El Dutre.
          O presidente da asociatrina, Marcelo Cruz, afirmou que no setor oleaginoso o volume de carga contratada está em 50%, apesar de a colheita de grãos já estar avançada. "Estamos no meio da temporada de exportação e estamos trabalhando abaixo do que deveria ser", explicou. Enquanto isso, no setor de mineração, a carga de exportação contraiu 40%, acrescentou.
          Mas maiores dificuldades surgem no setor de construção, onde as importações de materiais caíram para zero e o transporte de cimento no mercado interno ficou paralisado. "Este é um dos setores mais atingidos e que gera mais movimento", destacou Cruz.
          Já o líder de transporte pesado em Santa Cruz, Juan Yujra, disse que atualmente apenas 30% do setor está operando. "A saúde deve ser uma prioridade, mas precisamos que a cadeia produtiva seja reativada, porque nessa situação não há bolso para segurar", ressaltou. Ele também afirmou que as exportações como um todo são semi-paralisadas, porque os embarques não são regulares, principalmente no setor de oleaginosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário