segunda-feira, 4 de maio de 2020

Operações marítimas na América Latina têm medidas mais rigorosas para combater a Covid-19

         As operações marítimas da América Latina passaram a adotar medidas mais rigorosas e novos protocolos contra o coronavírus (Covid-19), a fim de garantir a saúde de seus trabalhadores e a operação contínua de suas atividades, sem afetar as cadeias de suprimentos ou suprimentos. .
         Nesse sentido, o Canal do Panamá anunciou um ajuste temporário em seu sistema de reservas, que proporcionará aos seus clientes maior flexibilidade e ajuda, com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia. Os clientes poderão colocar a garantia do pagamento de sua cota de reserva antes que o navio inicie seu trânsito. A medida estará em vigor por 120 dias e durará até 1º de setembro de 2020.
          Da mesma forma, o porto de Buenos Aires, na Argentina, estendeu o período de armazenamento gratuito de cargas até 3 de maio de 2020, a fim de continuar garantindo o comércio exterior do país e o fornecimento dos produtos e suprimentos necessários, salvaguardando a saúde pública e evitando circulação de vírus.
          Por seu lado, o Operador Portuário da América Central (OPC) em Honduras informou que desde a data de emissão do Decreto PCM-021-2020, eles ativaram os respectivos protocolos de contingência para que o terminal portuário de contêineres e carga geral em Puerto Cortés possa continuar com as atividades da cadeia logística para abastecer o país e a região, seguindo rigorosamente todas as recomendações emitidas pelo governo.
          Da mesma forma, o Ministério das Comunicações e Transportes (SCT) do México reforçou a coordenação institucional com outras autoridades cuja competência afeta atividades consideradas essenciais para o país, a fim de facilitar a continuidade das operações de transporte e comércio marítimo.
          Enquanto a Contecon Guayaquil implementou um novo sistema de cobrança on-line (BILLION), que permite faturas de contêineres de importação de forma rápida e segura; preparar proformas e obter antecipadamente os serviços e valores concedidos; e emitir e reatribuir e-PASSs de forma programada com base na disponibilidade de turnos. Os clientes podem acessar o sistema e executar seus procedimentos 24 horas por dia, 7 dias por semana.


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