quarta-feira, 20 de maio de 2020

Mais de um quarto dos portos das Américas Central e do Sul enfrentam escassez de trabalhadores


          Quase 27% dos portos da América Central e do Sul estão enfrentando escassez de trabalhadores portuários. Além disso, navios porta-contêineres, Ro-Ro e navios de carga geral igualmente reduzem substancialmente suas chegadas desde o surgimento da pandemia da Covid-19.
          A sexta edição do relatório semanal do Barômetro de Impacto Econômico de Portos AIPH-WPSP, compilado pelos membros da PortEconomics Theo Notteboom e Thanos Pallis, e cobrindo a evolução dos portos em todo o mundo revelou o problema. Mostra, também, que o alcance global da pandemia é sentido em graus variados, dependendo da região.
          O Barômetro igalmente relata uma transição do excesso de capacidade para o uso insuficiente em algumas áreas de armazenamento portuário. Os portos latino-americanos são mais afetados por atrasos no interior, escassez de trabalhadores portuários e disponibilidade de caminhoneiros do que em outras regiões do mundo.
          Segundo o relatório, os portos da América Central e do Sul sentem o impacto do Covid-19 nos trânsitos interiores e na disponibilidade de mão-de-obra. No geral, a proporção de portos na América Central e do Sul que enfrentam declínios nos desembarques semanais é bastante comparável à média mundial. Contudo, em alguns portos da região, navios porta-contêineres, navios Ro-Ro e navios a granel em geral (quebra a granel) marcaram reduções significativas em suas chegadas no período analisado.
          A situação do transporte terrestre é, em média, mais perturbada do que se pode ver em todo o mundo, principalmente no que diz respeito aos serviços ferroviários e de barcaças. No entanto, o número de portos que enfrentam interrupções nas atividades de transporte rodoviário dentro e fora das áreas portuárias está diminuindo gradualmente.
          Os cerca de 27% dos portos da América Central e do Sul enfrentando uma escassez de trabalhadores portuários, representa um número superior às perspectivas globais. A disponibilidade de pessoal no nível de autoridades portuárias também é mais baixa em comparação com a amostra global, embora fortes flutuações sejam observadas durante o período de observação.
          Finalmente, 18% dos portos da região enfrentam escassez de motoristas de caminhão, em comparação com 9% no mundo. Diferentemente do resto do mundo, a disponibilidade de caminhoneiros na região não melhorou significativamente nas últimas semanas.


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