segunda-feira, 11 de maio de 2020

Portos da Europa são os mais atingidos por cancelamento de escalas devido à pandemia da Covid-19


          O quinto relatório do Barômetro de Impacto Econômico do IAPH-WPSP para a crise da pandemia de Coronavírus (Covid -19) da Semana 19 revelou que muitos portos europeus estão sentindo um impacto maior na redução de desembarques de navios mercantes do que em outras regiões do mundo.
          A Europa também tem uma proporção menor de portos agora enfrentando escassez de capacidade de armazenamento e instalações de armazenamento, com um declínio progressivo geral da utilização relatado durante o período em análise. Além disso, parece que o continente é um pouco mais afetado pela escassez de trabalhadores portuários, com 28% relatando esse fato na semana recente.
          Apesar do impacto do ajas de desembarque de navios aumentar em todas as áreas, quase todos os 76 portos pesquisados ​​na semana relatam uma queda de 5 a 25%. A proporção de portos que enfrentam reduções significativas (queda de mais de 25%) cai acentuadamente de 10 a 11%, nas duas semanas anteriores, para menos de 2% nesta semana. O status da categoria "outros navios de carga" permaneceu praticamente inalterado em relação à semana passada. O número de portos que relataram reduções de mais de 25% permaneceu em um nível de 12 a 14% durante as semanas 16 a 19.
          O co-autor do relatório, professor Thanos Pallis, comentou: "A perda geral de carga para contêineres é provavelmente menos evidente do que o esperado, desde abril, fechando com números negativos ano a ano, muito melhores do que o inicialmente previsto. A queda no número A conteinerização nem sempre está diretamente relacionada à crise do Covid-19. Alguns relatam o aumento de cancelamentos, principalmente nas rotas Europa-Extremo Oriente; para outros, não há mais cancelamentos registrados, mas o total de aterrissagens ainda diminuiu 20% em comparação com uma semana normal em pleno funcionamento. Alimentadores regionais que substituem o desembarque de grandes navios estão funcionando bem, mas os remetentes nem sempre apreciam os tempos de trânsito mais longos associados ao transbordo ". (imagem do Porto de Barcelona)

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