O retorno do serviço que conecta Paranaguá com a Costa
Leste dos Estados Unidos foi marcado pela atracação do navio MSC Carolina na
TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, no início
de abril. A operação resultou de uma
parceria da TCP com a MSC (Mediterranean Shipping Company) e contará com
escalas semanais regulares, reforçando a posição estratégica do Terminal como o
que oferece o maior número de linhas marítimas semanais, totalizando 16.
A primeira unidade alocada neste novo
serviço pertence à Placa Indústria e Comércio de Compensados, localizada em
Porto União (Santa Catarina) com destino ao porto de Savannah, no estado da
Geórgia (EUA). Especialista na produção de compensados para construção civil
originários de madeiras reflorestadas, Marcelo Franzoi, diretor executivo da
Placa Compensados, comenta “atuamos no mercado desde 1999 e trabalhamos com a
TCP desde 2017.
Com esse
novo serviço, a TCP reforça sua posição estratégica e permite aos clientes
ampliar a sua parceria com o terminal”. Combinado com a integração logística
que o terminal oferta através de suas bases, a expectativa é absorver parte dos
mais de 170 mil contêineres movimentados anualmente em sua zona de influência
com destino aos EUA.
Thomas Lima, vice-diretor Comercial da
TCP, destaca que a parceria foi possível devido a estrutura e serviços
logísticos oferecida pelo Terminal, que tornam a operação de cargas por
Paranaguá até 40% mais competitiva na comparação com outros portos. “Exemplo
dessa estrutura é o armazém de exportação, localizado na área primária do
terminal e próximo ao berço de atracação dos navios. O local tem uma estrutura
moderna e é voltado para estufagem de múltiplas cargas, como sacaria, madeira,
celulose e cerâmica”, diz.
Lima enfatiza que a operação do novo
serviço pela TCP facilita emissão de cargas para o exterior para os
exportadores, uma vez que não é necessário a realização do transbordo em outros
portos e, consequentemente, gera menos custos operacionais e logísticos, garantindo
ainda mais segurança para as cargas transportadas.
“Além disso, a TCP oferece soluções
logísticas integradas por meio da TCP Log, como as bases intermodais e a
conexão com a ferrovia, que acessa diretamente a área primária do porto”, diz.
A conexão com a ferrovia é feita em parceria com a Brado e conecta as bases
intermodais do interior (Cambé, Ponta Grossa e Cascavel) diretamente com a TCP
em Paranaguá.
O novo serviço para a Costa Leste dos
Estados Unidos inclui a rotação dos seguintes portos: Buenos Aires - Montevidéu
- Rio Grande - Navegantes - Paranaguá - Santos - Rio de Janeiro - Salvador -
Suape - Cristobal - Filadélfia - Nova Iorque - Norfolk - Baltimore - Charleston
- Savannah - Caucedo – Santos.
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