sexta-feira, 29 de maio de 2020

Serpro desenvolve serviço que automatiza os processos de comércio exterior


         O Serpro desenvolveu o Integra Comex, objetivando a buscar mais agilidade no comércio exterior. É um serviço que pode ser incorporado aos sistemas do operador portuário (transportadoras, depositários e consignatários) e permite, por meio de um acesso único e centralizado, realizar até 19 consultas em diferentes plataformas governamentais, como o Sistema Mercante e o Siscomex Carga. São informações em tempo real sobre as operações de importação de mercadorias em seus respectivos contratos.
         "Hoje o trâmite de atualização das bases dos operadores percorre várias consultas e eles correm contra o tempo para atender os prazos legais. O principal ganho na contração do Integra Comex é permitir consultas orientadas por operação, isto é, todas as informações relacionadas a uma determinada operação serão retornadas em uma única solicitação, agregando dados que hoje estão fragmentados em diversos sistemas", destaca Fernando Lustosa, chefe de Soluções de Comércio Exterior do Serpro.
        O Integra Comex trabalha com informações que as empresas já têm acesso por meio de consultas individuais ou uso de robôs. A grande vantagem da API é simplificar esse trabalho atual, seja automatizando as consultas manuais, seja eliminando a necessidade de criação e manutenção desses robôs. Destaca-se, ainda, a facilidade de implementação e a segurança do acesso direto às bases governamentais, com o dado mais atualizado possível e alta disponibilidade.
       O serviço realiza consulta aos dados do Conhecimento de Transporte Marítimo (CE-Mercante), do Manifesto de Transporte Marítimo e da Escala Marítima. Além disso, a ferramenta informa a data da última alteração vinculada a todas essas operações.
       "As APIs revolucionam o mundo das integrações de sistemas e são grandes protagonistas da nossa era de transformação digital. Assim, procuramos, com o Integra Comex, trazer tecnologias modernas e consolidadas pelo mercado, reduzindo custos de migração e aumentando a segurança, disponibilidade e integridade para os operadores do comércio exterior", completa Claudio Paranhos, gerente do Domínio de Logística e Processos Aduaneiros no Serpro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário