A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres
de Paranaguá, registrou um novo recorde com 85.926 teus de cargas movimentadas
no mês de abril. A marca representa crescimento de 18% em relação ao mês de
março de 2020 e de 14% em relação à movimentação registrada em abril de 2019. O
recorde anterior foi registrado em janeiro de 2020, com 84.601 teus
movimentados.
O crescimento deve-se, principalmente, ao
reposicionamento estratégico da TCP perante os armadores com foco em apoio
mútuo e geração de benefícios através de sinergias entre as operações marítimas
e logísticas, aumentando assim a atratividade aos exportadores e importadores.
Esse formato incrementa o volume das operações cativas e converte volumes de
outros portos. Além disso, a oferta de linhas marítimas também foi ampliada.
“Em 2020 tivemos o retorno da linha direta da Costa Leste
dos Estados Unidos, somado ao aumento das capacidades nas soluções intermodais.
Com isso abrimos a possibilidade para que nossos clientes utilizem o nosso
terminal de modo ainda mais competitivo”, explica Thomas Lima, vice-diretor
Comercial da empresa.
Na comparação com o ano anterior, os segmentos que mais
cresceram foram: o agronegócio (+44%), especialmente com o mercado de
fertilizantes; papel e celulose (+27%); carnes e congelados (+16%); e, madeira
(+15%). A previsão de crescimento da movimentação total no ano de 2020 é de 4%.
Thomas Lima destaca que as operações dedicadas aos
importadores e exportadores são vantajosas via TCP, já que a empresa possui o
maior número de linhas marítimas regulares do país, além de dispor de soluções
exclusivas – como por exemplo a conexão direta com a ferrovia.
“Em parceria com
a Brado e com os armadores, a TCP oferece uma série de serviços logísticos que
tornam o Porto de Paranaguá mais atraente em termos de eficiência e custos. Um
dos exemplos, é o casamento entre importações e exportações na ferrovia,
otimizando as logísticas e por consequência reduzindo os custos dos nossos
clientes”.
Além disso, o Terminal também oferece sete dias livres de
armazenagem na exportação, 10 dias livres na importação e conta com o a maior
estrutura para cargas refrigeradas da América Latina, com 3.624 tomadas. “Outro
fator relevante é a atuação dos órgãos intervenientes dentro da TCP, o que dá
mais agilidade e segurança nos processos de liberação de cargas”, finaliza.
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