O governo do
Chile aprovou um plano de investimento de US$ 1,900 bilhão para o período
2020-2022, que faz parte de um plano de longo prazo no valor de US$ 5,570
bilhões. Os recursos serão destinados a aumentar o número anual de passageiros transportados
de 50 milhões para 174 milhões em 2027 e a tonelagem anual de carga de 11,5
milhões a 21 milhões, informou o IRJ.
Um dos principais portos de carga
geral do Chile está localizado em Valparaíso, enquanto os portos de Concepción,
Talcahuano e Lirquén movimentam grandes volumes de produtos florestais. No
entanto, o transporte ferroviário de carga através do Porto de Valparaíso é
mínimo e há poucas perspectivas de um novo corredor ferroviário ser reativado
sem investimento maciço.
No entanto, o plano da EFE inclui
projetos destinados a aumentar o fluxo suburbano de passageiros na área de
Concepción, minimizando colisões com serviços de frete. Para isso, a construção
de uma nova ponte sobre o rio Biobío é considerada essencial para substituir a
atual, por uma única via e com 130 anos de idade.
Cerca de 20% do investimento
planejado se destina a facilitar a circulação ferroviária de mercadorias,
especialmente entre Santiago e um novo megortort a ser construído em San
Antonio. Na primeira etapa, está planejado melhorar a rota da pista no final do
porto, um novo terminal de carga seria projetado no final da cidade e os loops
de passagem seriam estendidos ao longo da linha de via única. E, no segundo
estágio, o terminal seria construído e toda a linha de via dupla seria
aprimorada, inclusive através de túneis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário