A Marimex entrou com mandado de segurança na Justiça de Brasília para
tentar manter as operações portuárias em seu terminal alfandegado no
Porto de Santos (SP). Em despacho no último dia 28, a Secretaria Nacional de
Portos e Transportes Aquaviários, ligada ao Ministério da
Infraestrutura, indeferiu o pleito administrativo para expansão de área e
prorrogação do contrato de arrendamento celebrado entre a Marimex e a
então Companhia Docas do Estado de São Paulo, atual Santos Port
Authority (SPA).
A empresa alega que está na área desde o ano 2000,
quando venceu a licitação, e tem direito à renovação por mais 20 anos. O
contrato vigente é válido até a esta sexta-feira (8).
O
Ministério da Infraestrutura optou por construir um ramal ferroviário em
parte da área da Marimex e, por isso, decidiu não prorrogar o contrato
da empresa com a SPA. O ramal dará vazão à armazenagem e à movimentação
de granéis sólidos e de carga geral. Na outra parte, há a proposta de
instalação de terminais destinados à movimentação de granéis sólidos
minerais, preferencialmente sais e fertilizantes.
Essa destinação está
prevista na nova proposta do plano de zoneamento e desenvolvimento (PDZ)
do porto e no plano mestre do setor elaborado pelo ministério. A
expectativa da pasta é que, com os investimentos do novo contrato de
concessão ferroviária da Rumo Malha Paulista e da Ferrovia Norte Sul, a
demanda por escoamento de granéis sólidos chegue a dobrar no porto.
Além
disso, a movimentação ferroviária, em geral, deve crescer em 41 milhões
de toneladas nos próximos 20 anos. A pasta considera que investimento
em acessos ferroviários é essencial para evitar gargalos logísticos
futuros.
Vc sabe o numero do Mandado de segurança?
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