Como
esperado, as novas encomendas de construção em abril foram muito baixas. Acima
de tudo, no setor de navios porta-contêineres, onde aparentemente foram
suspensos os maiores projetos de navios de 23.000 teus.
No setor de gás, o tão discutido projeto de
GNL de Moçambique também pode ser adiado. A previsão é indicada no Relatório de
Mercado do Valor do navio Abril.
Assim, em abril de 2020, foram
registradas 45 encomendas de construção (US$ 701 MM) no setor a granel, contra 65
no mesmo período de 2019 (US$ 1,11 MM) e 145 em 2018 (US $ 1.853 MM). No setor
de petroleiros, existem 59 pedidos (US$ 2.417 MM) versus 90 em 2019 (US$ 1.752
MM) e 114 em 2020 (US$ 1.549).
Quanto aos navios porta-contêineres,
apenas 8 pedidos de construção foram vistos em abril de 2020 (US$ 998 MM),
comparados a 58 no mesmo período de 2019 (US$ 1.905 MM) e 61 de 2018 (US$ 2.057
MM). Para o setor de gás, 21 pedidos de construção foram observados em abril
(US $ 2.344 milhões), contra 32 no mesmo período de 2019 (US$ 2.344 milhões) e
43 em 2018 (US$ 2.517 milhões).
O mercado de S&P para graneleiros
tem sido o mais calmo desde 2018 por uma distância considerável, com apenas
dois contratos. No entanto, o tópico mais interessante da conversa é o mercado
de navios petroleiros, especialmente no segmento VLCC, onde um número histórico
desses navios grandes foi vendido para pronta entrega aos novos proprietários.
Isso significa que foram pagos preços altos
por esses ativos que serão utilizados no comércio e armazenamento de petróleo,
com os preços mais baixos do petróleo em 10 anos no início deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário