A infraestrutura oferecida pela TCP –
empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, na área primária
do porto paranaense é um diferencial competitivo que tem atraído exportadores
do setor de base florestal. Com uma ampla estrutura, o Terminal oferece custos
operacionais e logísticos e, recentemente, reativou o serviço que atende a
Costa Leste dos Estados Unidos – um dos principais destinos para as cargas do
setor – após treze anos.
O Terminal vem movimentando cerca de 2.600
contêineres por mês no segmento, por meio de produtos como o compensado,
serrado e lâminas de madeira. Com o novo serviço semanal destinado ao país
norte-americano, a expectativa do terminal é incrementar a movimentação para
3.500 contêineres mensais.
O armazém de exportação da TCP conta com 12 mil
metros quadrados e é voltado para estufagem de múltiplas cargas como madeira,
sacaria (fubá, feijão, açúcar, entre outros), celulose, algodão e cerâmica. “O
armazém de exportação em Paranaguá é uma inovação no mercado por ficar dentro
da zona primária, próximo ao berço de atracação dos navios. Isso significa que
não é necessário parar na retroárea para estufar a carga já que toda a operação
é feita pela TCP, simplificando a logística e reduzindo custos”, explica Thomas
Limas, vice-diretor Comercial da TCP. O armazém performa mais de 1,5 mil
contêineres por mês.
Para Fabiano Sangali, diretor executivo do grupo
Sudati, a soma dos serviços oferecidos pelo Terminal é decisivo para a escolha
da empresa como ponto de envio de cargas. “TCP é a minha primeira opção como
terminal, pois atua como um grande facilitador logístico, que me oferece uma
série de soluções logísticas que levam minha carga à Paranaguá com alta
confiabilidade e baixos custos. O novo serviço para a Costa Leste reforça ainda
mais a TCP como nosso grande parceiro e um player estratégico no mercado,
aumentando nossa movimentação pelo terminal paranaense”, diz o executivo.
O grupo, que
entrou em operação em 1998, é referência no setor de base florestal no Brasil e
tem sede em Palmas, no Paraná. O Sudati conta com quatro unidades industriais
no Paraná e em Santa Catarina, sendo responsável por cerca de 20% das
exportações de placas de compensado do país.
O serviço
Costa Leste dos Estados Unidos é fruto de uma parceria da TCP com a MSC (Mediterranean
Shipping Company) e conta com escalas semanais regulares, reforçando a
posição estratégica do Terminal como o que oferece o maior número de linhas
marítimas semanais, totalizando 16. Combinado com a integração
logística que o terminal oferta através de suas bases, a expectativa é absorver
parte dos mais de 170 mil contêineres movimentados anualmente em sua zona de
influência com destino aos EUA.
A rota do novo serviço inclui os
seguintes portos: Buenos Aires - Montevidéu - Rio Grande - Navegantes -
Paranaguá - Santos - Rio de Janeiro - Salvador - Suape - Cristobal - Filadélfia
- Nova Iorque - Norfolk - Baltimore - Charleston - Savannah - Caucedo –
Santos.
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