O mercado de
transporte de granel "teve um começo horrível para o ano, com todos os setores
em níveis de perda", relatou a BIMCO. Mesmo com a reativação da China, o
segmento Capesize, que havia encontrado algum alívio em abril, voltou a
enfrentar taxas de frete muito baixas.
No primeiro trimestre do ano, as
taxas de frete para os segmentos menores foram melhores do que as do segmento
Capesize, que tiveram algum alívio em abril, embora, estritamente falando, as
taxas para todos os tipos de navios ainda estejam abaixo do limite de
rentabilidade.
A receita de navios no segmento
Capesize ficou bem abaixo da média de US$ 15.300 / dia, necessária para se equilibrar,
e caiu para apenas US$ 1.992 / dia. Este foi o nível mais baixo desde março de
2016.
O volume das principais importações
de granéis da China registrou crescimento ano a ano durante a crise. As
importações de minério de ferro aumentaram 5,3% e as importações de carvão,
impressionantes 27,8% nos primeiros quatro meses.
De particular importância para o
segmento Capesize são as exportações brasileiras de minério de ferro, e o
motivo das baixas taxas de frete se torna mais aparente aqui. As exportações de
minério de ferro caíram 8,7% nos primeiros quatro meses do ano, com uma perda
de 9 milhões de toneladas, ou 45 cargas Capesize (200.000 toneladas).
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