quinta-feira, 28 de maio de 2020

Mercado de transporte de granéis deverá ter retorno lento


          O mercado de transporte de granel "teve um começo horrível para o ano, com todos os setores em níveis de perda", relatou a BIMCO. Mesmo com a reativação da China, o segmento Capesize, que havia encontrado algum alívio em abril, voltou a enfrentar taxas de frete muito baixas.
          No primeiro trimestre do ano, as taxas de frete para os segmentos menores foram melhores do que as do segmento Capesize, que tiveram algum alívio em abril, embora, estritamente falando, as taxas para todos os tipos de navios ainda estejam abaixo do limite de rentabilidade.
          A receita de navios no segmento Capesize ficou bem abaixo da média de US$ 15.300 / dia, necessária para se equilibrar, e caiu para apenas US$ 1.992 / dia. Este foi o nível mais baixo desde março de 2016.
          O volume das principais importações de granéis da China registrou crescimento ano a ano durante a crise. As importações de minério de ferro aumentaram 5,3% e as importações de carvão, impressionantes 27,8% nos primeiros quatro meses.
          De particular importância para o segmento Capesize são as exportações brasileiras de minério de ferro, e o motivo das baixas taxas de frete se torna mais aparente aqui. As exportações de minério de ferro caíram 8,7% nos primeiros quatro meses do ano, com uma perda de 9 milhões de toneladas, ou 45 cargas Capesize (200.000 toneladas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário