sexta-feira, 15 de maio de 2020

Frota inativa de porta-contêineres alcança 1,68 Mteus, superando os índices de 2016 e 2009


          As taxas de fretamento de navios porta-contêineres mostram uma correlação inversa com a frota inativa desde 2009. Mas, no final de 2019, essa tendência parou apesar do forte aumento da capacidade inativa, de acordo com o boletim semanal Alphaliner.
          O rápido aumento da frota inativa no final de 2019 foi causado pelo grande número de navios que foram desativados para instalar depuradores, uma causa que representou 68% da capacidade inativa total no final de dezembro.
          Embora isso inicialmente tenha ajudado a manter as taxas de fretamento em níveis relativamente resilientes, a tendência foi revertida com uma demanda fraca, induzida pela pandemia de Coronavírus (Covid-19), enquanto a frota ociosa atingiu um nível recorde, mesmo após o ajuste do número de embarcações atualmente em instalação do lavador.
          A capacidade total de inatividade atingiu 2,40 Mteus no final de abril, onde os casos de instalações de purificadores representam 716.000 teus ou 30% da frota total de inatividade. Excluindo os navios que estão realizando trabalhos de instalação de lavadores, a frota inativa está atualmente em mais de 1,68 Mteus - um número que ainda excede os picos anteriores registrados em 2016: 1,59 Mteus e em 2009: 1,52 Mteus, quando as taxas de fretamento caíram para níveis mínimos.
          Com as companhias de navegação continuando retornando a tonelagem arrendada em alta velocidade, as novas consultas de fretamento são amplamente limitadas a requisitos de curto prazo para atender às necessidades de reposicionamento de lacunas e à demanda esporádica, não há demanda suficiente para os navios manterem as taxas de frete em seus níveis atuais.
          Um fator chave para impedir que as tarifas caiam mais rapidamente também é a falta de demanda. É que os armadores que oferecem tarifas mais baixas continuarão lutando para encontrar participantes no ambiente deprimido de hoje.


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