As taxas de
fretamento de navios porta-contêineres mostram uma correlação inversa com a
frota inativa desde 2009. Mas, no final de 2019, essa tendência parou apesar do
forte aumento da capacidade inativa, de acordo com o boletim semanal
Alphaliner.
O rápido aumento da frota inativa no final
de 2019 foi causado pelo grande número de navios que foram desativados para
instalar depuradores, uma causa que representou 68% da capacidade inativa total
no final de dezembro.
Embora isso inicialmente tenha
ajudado a manter as taxas de fretamento em níveis relativamente resilientes, a
tendência foi revertida com uma demanda fraca, induzida pela pandemia de
Coronavírus (Covid-19), enquanto a frota ociosa atingiu um nível recorde, mesmo
após o ajuste do número de embarcações atualmente em instalação do lavador.
A capacidade total de inatividade
atingiu 2,40 Mteus no final de abril, onde os casos de instalações de
purificadores representam 716.000 teus ou 30% da frota total de inatividade.
Excluindo os navios que estão realizando trabalhos de instalação de lavadores,
a frota inativa está atualmente em mais de 1,68 Mteus - um número que ainda
excede os picos anteriores registrados em 2016: 1,59 Mteus e em 2009: 1,52
Mteus, quando as taxas de fretamento caíram para níveis mínimos.
Com as companhias de navegação
continuando retornando a tonelagem arrendada em alta velocidade, as novas
consultas de fretamento são amplamente limitadas a requisitos de curto prazo
para atender às necessidades de reposicionamento de lacunas e à demanda
esporádica, não há demanda suficiente para os navios manterem as taxas de frete
em seus níveis atuais.
Um fator chave para impedir que as
tarifas caiam mais rapidamente também é a falta de demanda. É que os armadores
que oferecem tarifas mais baixas continuarão lutando para encontrar
participantes no ambiente deprimido de hoje.
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