segunda-feira, 4 de maio de 2020

Portos do Paraná embarcam 84% das exportações de óleo de soja do Brasil


          O Ministério da Indústria e Comércio Exterior informou que 84% das exportações de óleo de soja do país foram realizadas pelos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina. Os dados iniciais, referentes a abril, registraram o enbarque de 73.100 toneladas, um aumento de 12% na comparação com as 65.500 toneladas exibidas no mesmo período do ano anterior.
          “O óleo de soja foi o principal líquido de origem vegetal escoado pelos dois complexos portuários, com um milhão de metros cúbicos de carga”, disse o diretor da estatal Portos do Paraná,que administra os dois complexos portuários, Luiz Fernando Garcia. “É uma carga muito atraente",acrescentou.
          Durante o primeiro trimestre de 2020, foram exportadas 198.133 toneladas de óleo vegetal por Paranaguá, o que representou um aumento de 65% em relação a igual período de 2019. Os principais destinos foram China e Índia. O produto é exportado em forma de "desgomada", indicado para o processo de refinaria, se o destino for o consumo humano, e a produção de piensos para consumo animal e outras indústrias.
          Empresas que operam o óleo vegetal, como a Cattalini e a União Vopak, destacam que o tipo de câmbio é muito favorável para as exportações. Outro fator que aumenta as exportações é o consumo interno e externo de álcool e biodiesel. Esta semana devem ser embarcadas mais 57.700 toneladas de óleo de soja. A Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Vegetais (Abiove) estima que o Brasil ainda exportará mais de 500 mil toneladas da produção no segundo semestre de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário