Entre os
segmentos de transporte mais afetados pela crise da Covid-19 está o de
contêineres, especialmente impactado pela redução de gastos discricionários em
itens não essenciais por consumidores que tentam economizar dinheiro. seus
empregos e meios de subsistência ameaçados. Em meio a pandemia do novo
coronavírus, a Maers, a maior transportadora marítima global, teve queda de 37%
no valor das suas ações no primeiro trimestre de 2020.
A crise foi defenida pela Drewry como
"um evento de medo"; provavelmente muito parecido com a crise
financeira de 2008-09. A consultoria estima que os mercados permanecerão
instáveis até que seja observada uma
combinação de 1) testes bem-sucedidos de contenção de vírus; 2) clareza sobre o
impacto econômico líquido; e 3) uma resposta política global concertada.
Consequentemente, a Drewry projeta que
o desempenho das linhas de navegação em 2020 será consideravelmente afetado. A
consultoria também acrescenta que é provável que as empresas de transporte
intensifiquem práticas como cancelamentos de itinerário para minimizar perdas,
prejudicando a confiabilidade de seus serviços.
Paralelamente, a evolução dos preços
das ações da Maersk e da Evergreen sugere uma forte correlação com as taxas
spot do Drewry's World Container Index (WCI). O WCI, lançado semanalmente, é
composto por taxas de frete de contêineres em oito rotas principais de e para
os Estados Unidos / Europa e Ásia. As ações da Evergreen despencaram 26% no
primeiro trimestre do ano.
Segundo a Drewry, as tendências
históricas sugerem que os preços das ações das duas operadoras estão alinhados
com as taxas spot do WCI. Dado que as taxas à vista são um barômetro das taxas
futuras de contração, não é de surpreender que os preços das ações tenham
seguido amplamente um padrão semelhante. Assim, a correlação de cada ação é
mais próxima de 50%.
Para aumentar seu preço das ações, a
Maersk, em particular, testou várias opções, incluindo a alocação de US$ 2,3
bilhões em dividendos comuns e a realização de recompras de ações desde 2017. A
longa reestruturação do grupo e o foco na integração vertical falhou em criar
valor suficiente para os investidores.
Agora, com a pandemia do Covid-19, o
preço de suas ações sofreu um forte golpe desde o início do ano. Os acionistas
da Maersk perderam 37% em valor no primeiro trimestre de 2020, com ações
negociadas abaixo de US $ 871,98, preço que só foi visto em 2009 na época da
crise financeira. Como tal, o grupo suspendeu sua orientação para o EBITDA para
2020 em US$ 5,5 bilhões, citando o sério impacto do Covid-19 na economia global
e no mercado de contêineres.
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