terça-feira, 12 de maio de 2020

Maersk e Evergreeen têm queda de 37% e 26%, respectivamente, no valor das suas ações no 1º trimestre


          Entre os segmentos de transporte mais afetados pela crise da Covid-19 está o de contêineres, especialmente impactado pela redução de gastos discricionários em itens não essenciais por consumidores que tentam economizar dinheiro. seus empregos e meios de subsistência ameaçados. Em meio a pandemia do novo coronavírus, a Maers, a maior transportadora marítima global, teve queda de 37% no valor das suas ações no primeiro trimestre de 2020.
          A crise foi defenida pela Drewry como "um evento de medo"; provavelmente muito parecido com a crise financeira de 2008-09. A consultoria estima que os mercados permanecerão instáveis ​​até que seja observada uma combinação de 1) testes bem-sucedidos de contenção de vírus; 2) clareza sobre o impacto econômico líquido; e 3) uma resposta política global concertada.
          Consequentemente, a Drewry projeta que o desempenho das linhas de navegação em 2020 será consideravelmente afetado. A consultoria também acrescenta que é provável que as empresas de transporte intensifiquem práticas como cancelamentos de itinerário para minimizar perdas, prejudicando a confiabilidade de seus serviços.
          Paralelamente, a evolução dos preços das ações da Maersk e da Evergreen sugere uma forte correlação com as taxas spot do Drewry's World Container Index (WCI). O WCI, lançado semanalmente, é composto por taxas de frete de contêineres em oito rotas principais de e para os Estados Unidos / Europa e Ásia. As ações da Evergreen despencaram 26% no primeiro trimestre do ano.
          Segundo a Drewry, as tendências históricas sugerem que os preços das ações das duas operadoras estão alinhados com as taxas spot do WCI. Dado que as taxas à vista são um barômetro das taxas futuras de contração, não é de surpreender que os preços das ações tenham seguido amplamente um padrão semelhante. Assim, a correlação de cada ação é mais próxima de 50%.
          Para aumentar seu preço das ações, a Maersk, em particular, testou várias opções, incluindo a alocação de US$ 2,3 bilhões em dividendos comuns e a realização de recompras de ações desde 2017. A longa reestruturação do grupo e o foco na integração vertical falhou em criar valor suficiente para os investidores.
          Agora, com a pandemia do Covid-19, o preço de suas ações sofreu um forte golpe desde o início do ano. Os acionistas da Maersk perderam 37% em valor no primeiro trimestre de 2020, com ações negociadas abaixo de US $ 871,98, preço que só foi visto em 2009 na época da crise financeira. Como tal, o grupo suspendeu sua orientação para o EBITDA para 2020 em US$ 5,5 bilhões, citando o sério impacto do Covid-19 na economia global e no mercado de contêineres.


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