quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Exportadores de calçados buscam novos negócios na feira GDS, em Dusseldorf, Alemanha


         Exportadores calçadistas brasileiros de 25 marcas vão participar de 10 a 12 de fevereiro da Global Destination for Shoes and Accessories (GDS), em Dusseldorf, na Alemanha, que reunirá 800 indústrias internacionais. A participação nacional através do Brazilian Footwear, que levará modelos de calçados femininos, masculinos e infantis, acontecerá por meio da da ação Export Thinking.
        As empresas verde-amarelas mostrarão o que há de melhor na produção de calçados e, de quebra, saem da Alemanha com novos conhecimentos, além de pedidos, é claro. A participação do Brasil na GDS conta com o apoio do programa de incentivo às exportações de calçados nacionais, Brazilian Footwear, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
          “O PIB alemão cresceu 1,7% em 2015, o maior nos últimos quatro anos. Com essa recuperação da economia, apostamos em um incremento nos negócios com o país, que hoje se apresenta com um dos mais fortes e estáveis da Europa em termos econômicos”, destaca Roberta Ramos, gestora de Projetos da Abicalçados. 

         Na GDS de fevereiro do ano passado, as 26 marcas calçadistas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear realizaram US$ 2,68 milhões em negócios imediatos. Em todo o ano de 2015, o Brasil exportou 993,6 mil pares de calçados para a Alemanha, o que gerou US$ 12 milhões, queda de 30% em relação a 2014 (US$ 17,18 milhões).  O preço médio do par exportado para a Alemanha é de US$ 12, acima da média das exportações gerais (US$ 7,70). Fator explicado pelas exigências do mercado alemão com relação à qualidade e conforto, uma vez que quase um terço do calçado consumido na Alemanha é de couro.


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