A primeira fase das obras de expansão do Porto Itapoá tem previsão de
entrega até o final de maio, quando devem estar finalizados mais 40 mil
m² de pátio e mais 170 metros de píer. Em março, uma nova área de 60
mil m² foi inaugurada, aumentando o pátio de contêineres para 210 mil
m². Com essa estrutura, o terminal do norte catarinense passa a contar com capacidade
para movimentar 1,2 milhão de teus/ano.
Inaugurado em junho de 2011 com uma infraestrutura capaz de
movimentar 500 mil teus por ano, o terminal vem desde 2013 superando
essa movimentação. Para atender à demanda crescente, foi dado início
naquele ano o processo de ampliação. As primeiras obras começaram em
outubro de 2016, depois da obtenção de todas as licenças.
O projeto de expansão contempla ainda 200 mil m² quadrados de áreas
adicionais de pátio (com aterro em andamento) e 410 metros de píer (novo
berço), cuja evolução acontecerá nos próximos três anos. A entrega das
obras em fases faz parte da estratégia do terminal de atender à alta
demanda de forma escalonada e planejada. A cada área finalizada, um novo
processo de licenciamento é iniciado para evitar gargalos operacionais
na movimentação de contêineres.
Ao mesmo tempo que tem a sua infraestrutura ampliada, o terminal
aperfeiçoa o relacionamento com o cliente. O resultado da última
pesquisa de satisfação de clientes apontou um dos melhores índices de
satisfação do Brasil e do mundo, com um NPS (net promoter score) de 76
pontos. O NPS é um índice globalmente aceito de fidelização que
classifica os clientes em uma rede de promotores ou detratores do
negócio e se baseia na ideia de recomendação de produtos e serviços para
outros consumidores.
A realização das pesquisas identificou uma oportunidade de
investimento num setor pouco conhecido dentro do ambiente
logístico-portuário, o customer care. Implantado em Itapoá em 2017, o
departamento foi responsável pela recuperação do nível de satisfação do
cliente, quando se propôs a concentrar todas as demandas originárias do
mercado em um único ponto da empresa com o poder para sanar dúvidas e
entregar soluções confiáveis.
Outros dois índices também são trabalhados nessa pesquisa. O primeiro
é o SSI (spontaneous satisfaction index), no qual o terminal obteve 92%
de satisfação. O SSI é a representação da imagem da empresa junto aos
clientes. Já o CJI (customer’s journey index) representa a satisfação do
cliente com os serviços efetivamente realizados pelo porto. Nesse
indicador, a satisfação dos clientes com o Porto Itapoá atingiu 87%.
O Porto Itapoá registrou um acréscimo de 10% em sua movimentação
total em 2017, incluindo exportações, importações, cabotagem,
transbordos e movimentação de contêineres vazios. Ao longo do ano
passado foram movimentados 612 mil teus contra 558 mil de 2016. A
previsão para 2018 é que o porto movimente 750 mil teus (mas já com
capacidade para 1,2 milhão por ano), um avanço de 22% em relação ao
ano passado. O destaque de 2017 ficou para o aumento das movimentações
de longo curso, com um avanço de 16,21% no total, o que significa 47 mil teus a mais do que em 2016, chegando aos 337 mil.
Segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, nesses sete
anos de operação, o terminal apresentou números muito positivos e, mesmo
quando o cenário político e econômico foi desfavorável, o
empreendimento proporcionou diferenciais aos clientes, criando uma
relação de confiança e se consolidando entre os maiores terminais de
contêineres do país.
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