A Wilson Sons Estaleiros
realiza uma operação muito especial para a Wilson Sons Ultratug Offshore. A
companhia está convertendo o PSV (Platform Supply Vessel) Gaivota em OSRV (Oil
Spill Recovery Vessel). O trabalho teve início em março e deve ser concluído em
meados de maio.
“O Gaivota foi
construído pela Wilson Sons Estaleiros em 2003, tendo sido o segundo PSV
construído por nós. Essa conversão é uma operação complexa, mas nossa equipe
está preparada para lidar com o desafio. Até o momento, seguimos dentro do
cronograma, com um trabalho de alta qualidade”, conta o diretor executivo da
Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza.
O diretor executivo da
Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado, conta que o Gaivota foi
escolhido para essa conversão por suas características técnicas, como o arranjo
de tanques, convés principal e sistema de posicionamento dinâmico.
“Diversificação de tipos de operação realizados pelas embarcações da frota é
estratégico para Wilson Sons Ultratug Offshore, essa conversão está alinhada
com nossa visão de futuro. O OSRV Gaivota tem contrato com a Petrobras de dois
anos, podendo ser prorrogado por igual período”, explica Machado.
Na prática, o Gaivota
deixa de ser uma embarcação que opera com granéis sólidos para atuar na remoção
de óleo em caso de vazamento, com capacidade de armazenar até 760 m³ de óleo.
Para a nova função, a Wilson Sons Estaleiros está alterando parte da estrutura
de redes e tubulações, adequando os tanques que serão usados para recebimento
de óleo recuperado, e instalando novos equipamentos. A embarcação passa também
por docagem, que envolve procedimentos de manutenção e reparos para preservar a
integridade estrutural, mecânica, elétrica e estética.
Além do Gaivota, a
Wilson Sons Estaleiros receberá outras 18 embarcações para docagem em 2018.
Esse volume inclui nove rebocadores da SAAM SMIT, sete da Wilson Sons
Rebocadores e outros dois PSVs da Wilson Sons Ultratug Offshore.
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