O Porto do Recife (PE) deverá receber até o fim deste ano investimentos na
ordem dos R$ 130 milhões para dar início às obras de dragagem de
aprofundamento e recuperação dos cais. De acordo com o presidente do
porto, Carlos Vilar, o objetivo é que o ancoradouro tenha sete berços
(entradas) de atracação com 12 metros de profundidade, incluindo o de
que dá acesso ao terminal marítimo de passageiros, e cinco cais com
faixa, drenagem, defensas e cabeça de amarração revitalizados.
“Estamos aguardando apenas a autorização para realizar a dragagem. Do
total de recursos, R$ 100 milhões estão garantidos para aumentar a
profundidade do porto, através de emenda parlamentar, já discriminada na
Lei Orçamentária Anual (LOA). Fora isso, estamos também num processo de
recuperação do terminal açucareiro, de granéis e toda a faixa de cais
que vai do número 2 até o cais de número 6 do porto. Essa recuperação
está orçada em R$ 56 milhões. O projeto já está pronto, na Secretaria
Nacional dos Portos. Outros R$ 27 milhões são advindos de sobras do
orçamento de 2016 e mais R$ 4,5 milhões já estão inclusos no orçamento
de 2018 do porto, o que nos dá fôlego para início das obras”, afirma.
Com a dragagem e recuperação dos terminais, a expectativa é de que o
porto dobre a sua capacidade operacional e de estocagem. “Se pensarmos
apenas na recuperação do terminal de granéis, hoje com capacidade para
estocar 25 mil toneladas, teremos uma expansão para estocar mais de 50
mil toneladas. Em relação aos navios, a capacidade atual é de receber no
máximo uma embarcação com 30 mil toneladas, capacidade operacional que
será ampliada com a dragagem e nos deixará mais presentes no mercado de
importação de arroz, milho, trigo e malte de cevada”, complementa Vilar.
A dragagem vai aprofundar todo o canal de acesso ao porto, a bacia de evolução e o cais operacional, que irá de 9 metros para 12 metro. Com a conclusão da obra, também será melhorado o terminal de passageiros, que poderá finalmente receber navios de cruzeiro.
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