sexta-feira, 18 de maio de 2018

Proposta de porto intermodal em Natal é apresentada pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia

         A construção de um segundo porto no estuário do rio Potengi, em Natal, foi um dos projetos apresentados pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) para solucionar os gargalos de infraestrutura na principal área portuária do Rio Grande do Norte. O estudo técnico foi mostrado durante o Ciclo de Debates do Conselho Técnico Científico do Cerne nesta quinta-feira (17), na Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN.
         A proposta do Cerne prevê a implantação de um porto intermodal que seria construído em uma área já degradada da margem esquerda do Potengi, hoje ocupada por antigas salinas e viveiros de camarão desativados. De acordo com o projeto, não seria preciso desativar o atual porto – que seria reconfigurado para usos específicos e especializado em passageiros e cargas de alto valor agregado.         
         O projeto prevê a instalação de um complexo portuário com 8,7 km², situado em uma área bem mais acessível por terra e água, capaz de comportar os grandes navios cargueiros. “Há necessidade de se conceber um novo terminal portuário de grande escala para atender ao crescimento econômico projetado, e já reprimido, da economia potiguar. Mas o nosso atual porto encontra-se confinado por terra, como resultado da expansão urbana de Natal. Esta alternativa da margem esquerda do Rio Potengi também representa desafios, mas inúmeras outras vantagens para a cidade e para o Estado”, justifica o presidente do Cerne, Jean-Paul Prates.
         O presidente fez a apresentação detalhada do projeto técnico com a presença, por vídeo conferência, do arquiteto italiano Cláudio Catucci, especialista na concepção de soluções logísticas e urbanas, e que colaborou com a elaboração da proposta. A apresentação do detalhamento técnico do projeto fez parte da programação do Ciclo de Debates, que está em sua segunda edição.
         O evento contou ainda com a participação de gestores e técnicos da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável  e Meio Ambiente (Idema) e Federação das Indústrias do RN (FIERN) que discutiram a logística e infraestrutura portuária sob a ótica econômica, ambiental e industrial. O Ciclo de Debates teve o apoio da UFRN, IFRN, Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN), Federação das Indústrias do RN (FIERN), Conselho Regional de Economia e SEBRAE.

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