O Grupo Bolloré venceu a concorrência internacional para concessão do
Porto de Dili, no Timor Leste. A escolha foi assistida e indicada pela
IFC1, que concedeu ao grupo francês a reponsabilidade de construir e
operar o terminal, em sistema de parceria público-privada, pelo período de
30 anos. De grande extensão, o projeto prevê a construção de um cais de
630 metros com uma profundidade de 15 metros, além de um pátio de 24
hectares (240 mil m²).
Seguindo as normas internacionais, a plataforma terá
equipamentos modernos para movimentação de contêineres e carga geral,
permitindo a operação de navios acima de 7.500 teus. “Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos para realizar
este projeto com as autoridades de Timor-Leste. O projeto vai acelerar o
crescimento da economia do país, facilitando as trocas comerciais com a
Ásia e o resto do mundo, em benefício de todos os timorenses”, comentou Philippe Labonne, diretor-geral da Bolloré Ports, e diretor adjunto da Bolloré Transport & Logistics.
Com as instalações portuárias e mais a implantação de novas empresas
na futura área, o porto estima que o projeto todo deverá gerar mais de
350 empregos diretos. O Grupo Bolloré já opera 21 concessões no mundo todo, sendo 15 delas
na África, onde se consagrou como o operador número um em parcerias
público-privadas.
O presidente da Bolloré Transport & Logistics
Cyrille Bolloré disse estar extremamente satisfeito com o sucesso do
projeto, que vai manter a estratégia da empresa de implantar e executar
suas diferentes áreas de expertise em todos os mercados em que a Bolloré
se faz presente. “O nosso conhecimento do mercado de
logística no Timor Leste, onde desenvolvemos negócios há 16
anos, permitiu que oferecêssemos a melhor proposta para a concorrência,
além de demonstrar a capacidade do Bolloré em contribuir para a
melhoria da infraestrutura de países emergentes”, acrescentou. (imageem do local onde será construído o porto)
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