Localizado em uma área de mais de 600 mil m² na cidade de Pontal do
Paraná, e com investimentos aproximados de R$ 1,5 bi o novo Terminal
Portuário Porto Pontal vai contar com um pátio de 450 mil m², a maior
área para depósito de contêineres do país que deve gerar mais de 7 mil
empregos diretos e indiretos.
O complexo será também o primeiro do país a operar sobre trilhos.
Enquanto os demais portos utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o
de Pontal – a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam
Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam – vai ser
equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados
sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança.
O novo terminal portuário vai ampliar em 55% a capacidade portuária do
Paraná, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas. Para Ricardo
Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal, o Paraná é o único estado de
todo o Brasil que possui apenas um terminal de contêineres “e o novo
terminal portuário surge para, juntamente com Paranaguá, oferecer uma
gama maior de serviços e atrair mais cargas para estado, fortalecendo-o
como um importante polo portuário”.
Ainda segundo o executivo, enquanto, nos últimos oito anos, Santa
Catarina recebeu três novos terminais – em Navegantes, Itapoá e Imbituba
– o Paraná permaneceu estagnado. “O novo porto vem para tornar este
cenário mais dinâmico e para contribuir com o desenvolvimento econômico e
social da região”, completa.
Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do
Poço, o Porto de Pontal fica a uma distância de 23 km do alto-mar. Com
cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a
profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o
suficiente para abrigar grandes embarcações.
A primeira etapa das obras – com finalização prevista para o segundo
semestre de 2017 –envolverá a implantação de dois terços da estrutura
total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil Teus.
Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2
milhões de Teus, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors.”Será
um grande avanço no setor portuário. Mesmo com todas as dificuldades
que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a confiança que temos no
futuro do país”, garante Salcedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário