A Ericsson inaugurou oficialmente em dezembro seu primeiro centro de distribuição de hardware e software para equipamentos de telecomunicações no Oriente Médio. O Ericsson Supply Center da Panalpina, em Dubai South, é o primeiro CD da companhia no mundo a unir montagem de hardware e atualização de software em um só lugar.
Há
dois anos, quando a Panalpina iniciou a montagem de unidades SKD para estações
rádio-base de redes móveis no Brasil, esta fabricação terceirizada foi um passo
pioneiro para as indústrias de logística e de telecomunicações. Para o que a
Panalpina chama de Serviços Logísticos de Manufatura (ou Logistics
Manufacturing Services (LMS)), a companhia não apenas passou a executar a
montagem final dos equipamentos, mas também assumiu controle total do processo
– do planejamento ao controle de qualidade. Desde então, as empresas de telecomunicações
tem confiado à Panalpina mais atividades ligadas à logística de
manufatura. A Panalpina ofereceu o LMS primeiro em São Paulo e no Panamá
e, agora, Dubai foi adicionada para a Ericsson.
Os
engenheiros e técnicos da Panalpina montam os equipamentos a partir de
unidades SKD:configuram, montam, atualizam o software de acordo com os
padrões do cliente final, definidos pela Ericsson, e realizam testes. Então, a
Panalpina inspeciona e embala os equipamentos antes de entregá-los diretamente
aos clientes finais da Ericsson na região. “Podemos pedir componentes, fabricar
e enviar em um só dia”, afirma Anthonie Verploegh, chefe regional de logística
da Panalpina para Oriente Médio, África e CIS (MEAC).
O
processo de configuração sob medida customiza o produto na fase mais tardia
possível na cadeia de suprimento. Isso permite que materiais sejam alocados aos
pedidos apenas quando necessário no processo de atendimento à demanda. “Com
esta abordagem de fabricação adiada, comumente chamada de “postponement”,
clientes como a Ericsson podem reduzir consideravelmente as necessidades de
capital de giro e os tempos de espera para atendimento de pedidos”, acrescenta
Verploegh.
Os
clientes da Ericsson, que são as operadoras móveis na região, também se
beneficiam com mais flexibilidade, menores tempos de implantação de redes e,
essencialmente, maior retorno sobre o investimento na construção de suas redes.
Para
poder apoiar a Ericsson, a Panalpina Dubai teve de obter uma licença comercial
de montagem além de sua licença comercial de logística. Antes disso, os novos
processos alfandegários resultantes das operações de fabricação precisaram ser
analisados e aprovados pela Alfândega de Dubai. Desde a ativação das operações
em novembro de 2015, a Panalpina concluiu com sucesso diversos testes de
verificação de processo da Ericsson e, agora, está aptaa montar
completamente e testar diferentes gabinetes.
As
duas empresas trabalham juntas nos Emirados Árabes Unidos desde 2010. “Nossa
parceria evoluiu muito nos últimos cinco anos. Começamos com uma operação de
peças de reposição e, agora, passamos para os serviços logísticos de
manufatura”, diz Peter Triebel, CEO da Panalpina para a região MEAC. “A jornada
está longe de terminar. Vemos mais oportunidades, nas quais podemos agregar
valor para a Ericsson e crescer em conjunto. Já estamos investindo em recursos
e infraestrutura para apoiar isso”.
“Este é um marco
significativo para a Panalpina. Dubai está se transformando em um lugar a ser
estudado na região. É um exemplo perfeito de como estamos executando nossa
estratégia altamente bem-sucedida de LMS”, destaca o chefe global de Logística da Panalpina, Mike Wilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário