A TCP – empresa que administra o
Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, neste domingo, 28 de julho, dois
novos portêineres fabricados pela empresa chinesa ZPMC (Shanghai Zhenhua Port
Machinery Co. Ltd). Os equipamentos, que fazem parte do pacote de investimentos
de ampliação do Terminal, chegaram à Paranaguá a bordo de um navio da
fabricante e devem aumentar em 33% o potencial de produtividade do cais do
Terminal.
Os portêineres da ZPMC serão os
maiores do Brasil, com 66 metros de lança e 50 metros de vão livre a partir do
trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. Os equipamentos serão
instalados no novo cais de atracação do Terminal por uma equipe de engenheiros
chineses. A previsão é de que estejam em funcionamento até o final de agosto.
“Os equipamentos chegam ao Terminal
montados, mas serão necessários aproximadamente 5 dias para a preparação e
descarga. Depois disso, serão comissionados pela equipe de engenheiros da ZPMC
que fará todos os testes necessários para deixar os equipamentos 100%
operacionais”, explica Alexandre Rubio, diretor Comercial da TCP.
Com os dois novos equipamentos, o
Terminal passará a contar com oito portêineres e estará capacitado para operar
navios de até 366 metros de comprimento sem restrições. “Com isso, aumentamos a
produtividade dos berços, diminuindo o tempo de permanência dos navios no
Paraná, o tempo de espera para atracação e o número de omissões, que já é muito
baixa”, diz.
Além disso, amplia a capacidade da
TCP em absorver a demanda de navios fora de janela, que omitiram portos
anteriores por problemas operacionais. “Acontece de os navios não conseguirem
atracar em portos da área de influência pelo mau tempo, por exemplo, e seguir
para Paranaguá ao invés de ficar esperando. Eles acabam recuperando o tempo na
rota. Para o cliente, isso garante uma confiabilidade maior de que a carga dele
chegará no tempo previsto”, enfatiza.
Atualmente, o parque de equipamentos
da TCP conta com 6 portêineres (sendo 4 Super Post Panamax), 2 guindastes
Mobile Harbour Crane, além de 30 transtêineres, resultado de investimentos
realizados em anos anteriores.
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