Começou na sexta-feira,
26, a primeira operação denominada TOP OFF no Porto do Rio Grande. A manobra
consiste em um complemento de carga entre o Porto Novo e o cais público na área
do Estaleiro Rio Grande, no Superporto, objetivando complementar a carga do
navio até o seu limite. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários autorizou
três operações testes para o sistema.
No Porto Novo, o calado operacional
do cais é de 9,45 metros, o que impede que alguns navios deixem o porto com
carga completa. “Começamos as atividades em novembro e havia a necessidade de
fazer a operação em dois portos em função do calado do Porto do Rio Grande.
Estamos tendo essa oportunidade que foi conquistada pela Superintendência para
que essa operação fosse feita completa no município”, afirma Fernanda Salomão
Hackbart, CEO da Connexion Export, que está realizando a exportação de toras de
madeira para China, através da operadora portuária Sagres.
A Superintendência dos Portos está
juntamente com a Secretaria Nacional de Portos realizando a mudança no Plano de
Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto, tornando aquela área efetivamente
de uso público para permitir esse tipo de operação de forma mais constante no
Estaleiro. “Essa operação é extremamente importante porque é uma geração de
receita, movimenta uma área que há três anos estava sem uso e abre uma
possibilidade de utilizar parte do estaleiro para movimentação de carga. É um
marco importante para a companhia”, avaliou o diretor operacional da Ecovix
Ricardo Ávila. Sem essa operação de complementação no ERG, o navio
deveria ir à Imbituba, em Santa Catarina, antes de seguir o seu destino à
China.
“Com essa possibilidade, consolidamos
aqui a operação total de uma carga importante. Ressalto que não serão
realizadas ali operações que entrem em conflito com os terminais privados e
somente para top off, ou seja, o navio primeiro carrega no Porto Novo e recebe
no estaleiro a complementação de carga”, conclui Estima. Fernanda Hackbart
ainda salienta que nessa operação de complementação devem ser carregadas mais
oito mil toneladas fazendo com que o navio deixe o porto completo com 36 mil
toneladas sendo exportadas.
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