O
principal índice de frete marítimo da bolsa do Báltico atingiu o seu maior nível
desde dezembro de 2013 na sexta-feira, 19, conforme divulgado neste domingo,
21. A alta foi impulsionada pela firme demanda por navios do tipo capesize e
panamax.
O índice Báltico, que inclui as taxas
dos navios que transportam commodities sólidas, cresceu quase 2%, ou 40 pontos,
para 2.170, um pico desde 24 de dezembro de 2013. Foi a nona elevação
consecutiva, impulsionada principalmente pela forte demanda por navios que
enviam minério de ferro do Brasil para a China.
“A Vale
retomou as operações na mina de minério de ferro de Brucutu de 33 milhões de
toneladas, levando a um aumento forte na atividade de fixações e a uma alta
ainda maior nas taxas spot de capesize”, disse Randy Giveans, vice-presidente
de pesquisa de patrimônio da Jefferies.
A Vale anunciou a retomada de
Brucutu, sua principal produtora em Minas Gerais, em meados de junho. Maior
produtora global de minério de ferro, a Vale estava operando apenas com um
terço da capacidade em Brucutu, devido a uma liminar que impedia a utilização
da barragem Laranjeiras, de rejeitos de minério de ferro, após o desastre de
Brumadinho (MG).
O índice de capesize ganhou 123 pontos,
ou cerca de 3%, para 4.379 pontos, um pico desde outubro de 2010. A média de
ganhos diários para capesizes, que normalmente transportam 170-180 mil
toneladas de cargas, como minério de ferro e carvão, subiu 546 dólares, para
32.765 dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário