quarta-feira, 3 de julho de 2019

Porto de São Francisco do Sul chega aos 64 anos consolidado como principal operar de cargas em Santa Catarina

          O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte Catarinense, completou 64 anos de atividade nesta semana consolidado como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior do Brasil. Em comemoração solene realizada na cidade, autoridades lembraram a história do porto público e destacaram os investimentos que estão previstos para manter sua competitividade portuária.
          A trajetória do porto remonta a década de 1940, quando a União publicou decreto no dia 1º de março de 1941 outorgando a concessão ao Governo de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto na histórica São Francisco do Sul. Quatro anos depois, em 1945, deu-se início as obras, concluídas dez anos mais tarde. Em 1º de julho de 1955 inaugurou-se este que hoje é um dos símbolos do desenvolvimento econômico no Norte de Santa Catarina.
          Antes tendo a madeira e a erva mate como os principais produtos exportados, hoje o Porto de São Francisco do Sul - em operação junto ao Terminal Portuário de Santa Catarina (arrendado em 1996 e operando desde 2001) - é o 3º maior mobilizador em granel sólido do Sul do País. Exporta ainda produtos siderúrgicos; pasta de celulose e fertilizantes.
          Em posição de destaque, é responsável por 25,61% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses, recebendo em média 38,6 navios por mês, e com movimentação geral de cargas de 11,4 milhões de toneladas em 2018. Atualmente, a unidade é administrada pela SCPar Porto de São Francisco do Sul e operada pela Cidasc.
          Para a cidade de São Francisco do Sul e região a presença do terminal é ainda mais importante, conforme destaca o diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado. — Hoje o porto é a mais expressiva joia de São Francisco do Sul e de sua atividade cotidiana. Oferece forte impacto direto na economia local, acreditamos que 70% da arrecadação municipal esteja ligada a atividade portuária. O porto é motivo de orgulho e representa a maior fonte de renda e postos de trabalho do município  — exaltou Furtado na cerimônia. — São 64 anos e é preciso agradecer a cada trabalhador, a cada tonelada de carga e a cada navio que por aqui passou e deixou uma contribuição para que o Porto de São Francisco conquistasse posição de referência no Brasil e no exterior  — completou.
          Porém, para manter forte a relação econômica do porto com o Estado, João Batista afirma que há muito a ser feito. Medidas a curto e médio prazo já estão sendo tomadas para que no futuro o complexo portuário não se torne obsoleto e mantenha seu grau de competitividade. O investimento mais próximo é o de manutenção dos atuais shiploaders (são dois corredores de exportação, cada um com capacidade de carregamento de 1500 ton/hora). Já foram aplicados R$ 21,3 milhões nas obras, que devem ser concluídas em agosto. — Esse investimento vai oferecer nova dinâmica nas operações de navio e transporte interno do Porto de São Francisco. Entendemos que isso irá acrescer em 40% a logística das operações do cotidiano portuário — avalia Furtado.



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