terça-feira, 2 de julho de 2019

Canal do Quiriri, em Barcarena, é navegado pela primeira vez por navio de grande porte


          O canal do Quiriri, principal meio de acesso ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), recebeu no dia 19 de junho o primeiro navio com 13,8 metros de calado. O graneleiro "M/V Leo Iris" trafegou pelo canal em ação conjunta da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) com a Marinha do Brasil e as praticagens. 
          Este acesso ao Porto de Vila do Conde é estratégico no corredor logístico do Arco Norte. O navio, de 229 metros de comprimento e 32 metros de boca, foi carregado no terminal da empresa Unitapajós e seguiu para a China com cerca de 70 mil toneladas de grãos.
          Desde 2016, a Amport coordena a Estação Meteoceanográfica no Canal do Quiriri, que visa o monitoramento meteorológico e oceanográfico das variações das marés, promovendo o aumento do calado nos trechos críticos à navegação no canal. A entidade já investiu cerca de R$ 4,4 milhões para viabilizar a navegação. A iniciativa permitiu a elevação gradativa do calado no Canal do Quiriri até o patamar atual de 13,8 metrps, com apoio das empresas Hidrovias do Brasil, Unitapajós, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM) e Hydro Alunorte.
          Para Paul Steffen, presidente da Amport e diretor de operações da TGPM, “o investimento realizado pela entidade viabilizará a navegação segura no canal do Quiriri e o incremento da atividade econômica da região ao permitir o acesso de navios de maior calado e capacidade de carga aos terminais portuários de Vila do Conde, tornando o corredor logístico do Arco Norte ainda mais competitivo no mercado internacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário