O canal
do Quiriri, principal meio de acesso ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena
(PA), recebeu no dia 19 de junho o primeiro navio com 13,8 metros de calado. O
graneleiro "M/V Leo Iris" trafegou pelo canal em ação conjunta da
Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia
Amazônica (Amport) com a Marinha do Brasil e as praticagens.
Este acesso ao Porto de Vila do Conde
é estratégico no corredor logístico do Arco Norte. O navio, de 229 metros
de comprimento e 32 metros de boca, foi carregado no terminal da empresa
Unitapajós e seguiu para a China com cerca de 70 mil toneladas de grãos.
Desde 2016, a Amport coordena a Estação
Meteoceanográfica no Canal do Quiriri, que visa o monitoramento meteorológico e
oceanográfico das variações das marés, promovendo o aumento do calado nos
trechos críticos à navegação no canal. A entidade já investiu cerca de R$ 4,4
milhões para viabilizar a navegação. A iniciativa permitiu a elevação gradativa
do calado no Canal do Quiriri até o patamar atual de 13,8 metrps, com apoio das
empresas Hidrovias do Brasil, Unitapajós, Terminal de Grãos Ponta da Montanha
(TGPM) e Hydro Alunorte.
Para Paul Steffen, presidente da
Amport e diretor de operações da TGPM, “o investimento realizado pela entidade
viabilizará a navegação segura no canal do Quiriri e o incremento da atividade
econômica da região ao permitir o acesso de navios de maior calado e capacidade
de carga aos terminais portuários de Vila do Conde, tornando o corredor
logístico do Arco Norte ainda mais competitivo no mercado internacional".
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