O Governo da Argentina publicou na sexta-feira,
12 de julho, licitação para a obra do Paso Cristo Redentor, na fronteira com o
Chile, que permitirá duplicar sua capacidade de transporte visando a dinamizar
as exportações à Ásia por meio dos portos marítimos do país vizinho. Segundo o
ministro de Transportes, Guillermo Dietrich “está será uma das obras
emblemáticas da nossa gestão, dificilmente haverá outra maior”;
“Há 35 anos não se fazia um túnel de montanha elevada como este, que
será chave para reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade dos
nossos produtos”, explicou o ministro. Esta primeira etapa, de acordo com
Dietrich, compreende a ampliação do túnel Caracoles, uma antiga passagem
ferroviária, que se modernizará oferecendo uma nova funcionalidade que
permitirá a passagem de caros. Hoje, o túnel conta com uma única linha férrea
de 4,9 metros de largura que será ampliada para dotar de uma infraestrutura de
10,6 metros de largura.
O
projeto também incluirá a construção de cinco galerias de interconexão entre o
túnel Carcoles e o do Cristo Redentor, que do lado argentino se encontram
separados por uma distância de 325 metros. Desta forma, três das cinco galerias
ficarão destinadas a passagem de pedestres enquanto que os restantes estarão
habilitadas para o trânsito de transporte de cargas e veículos particulares.
A
respeito dos prazos do processo de licitação, o governo argentino informou que
a abertura de ofertas se dará no dia 13 de setembro, na cidade de Mendoza. A
expectativa é de participação de empreiteiras internacionais. O obra integra o
projeto de modernização chamado “Sistema Cristo Redentor”, uma iniciativa que
conta com financiamento de US$ 750 milhões do BID (Banco Interamericano de
Desenvolvimento) e que incluí a construção de uma autopista de 38 km que
funcionará como alternativa à Ruta 7, para evitar o ingresso do trânsito pesado
na cidade de Mendoza. A obra deverá se estender por 27 meses, de acordo com
informação do Diario de Mendoza, não confirmada pelo governo.
A
construção do atual Paso Internacional data de 1980 e se encontra umbicado a
3.186 metros sobre o nível do mar na Cordilheira dos Andes. Cristo Redentor
representa a conexão de maior nível de trânsito entre Argentina e Chile. Forma
parte de um dos corredores bioceânicos mais importantes da região que liga o
Porto de Buenos Aires, no Atlântico ao porto de Valparaíso, no Pacífico.
“É o passo mais importante que estamos dando para a expansão do
transporte de cargas da Argentina via Chile. Uma vez concluída a obra, haverá
um impacto enorme, não apenas na província (de Mendoza), como para todo o
transporte de carga que vai e vem de todo o território argentino, e para o
turismo e o comércio em geral, com nosso país vizinho”, calculou o ministro dos
Transportes da Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário