terça-feira, 16 de julho de 2019

Argentina vai duplicar túnel Caracoles para dinamizar exportações à Ásia por terminais chilenos


          O Governo da Argentina publicou na sexta-feira, 12 de julho, licitação para a obra do Paso Cristo Redentor, na fronteira com o Chile, que permitirá duplicar sua capacidade de transporte visando a dinamizar as exportações à Ásia por meio dos portos marítimos do país vizinho. Segundo o ministro de Transportes, Guillermo Dietrich “está será uma das obras emblemáticas da nossa gestão, dificilmente haverá outra maior”;
          “Há 35 anos não se fazia um túnel de montanha elevada como este, que será chave para reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade dos nossos produtos”, explicou o ministro. Esta primeira etapa, de acordo com Dietrich, compreende a ampliação do túnel Caracoles, uma antiga passagem ferroviária, que se modernizará oferecendo uma nova funcionalidade que permitirá a passagem de caros. Hoje, o túnel conta com uma única linha férrea de 4,9 metros de largura que será ampliada para dotar de uma infraestrutura de 10,6 metros de largura.
          O projeto também incluirá a construção de cinco galerias de interconexão entre o túnel Carcoles e o do Cristo Redentor, que do lado argentino se encontram separados por uma distância de 325 metros. Desta forma, três das cinco galerias ficarão destinadas a passagem de pedestres enquanto que os restantes estarão habilitadas para o trânsito de transporte de cargas e veículos particulares.
          A respeito dos prazos do processo de licitação, o governo argentino informou que a abertura de ofertas se dará no dia 13 de setembro, na cidade de Mendoza. A expectativa é de participação de empreiteiras internacionais. O obra integra o projeto de modernização chamado “Sistema Cristo Redentor”, uma iniciativa que conta com financiamento de US$ 750 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e que incluí a construção de uma autopista de 38 km que funcionará como alternativa à Ruta 7, para evitar o ingresso do trânsito pesado na cidade de Mendoza. A obra deverá se estender por 27 meses, de acordo com informação do Diario de Mendoza, não confirmada pelo governo.
          A construção do atual Paso Internacional data de 1980 e se encontra umbicado a 3.186 metros sobre o nível do mar na Cordilheira dos Andes. Cristo Redentor representa a conexão de maior nível de trânsito entre Argentina e Chile. Forma parte de um dos corredores bioceânicos mais importantes da região que liga o Porto de Buenos Aires, no Atlântico ao porto de Valparaíso, no Pacífico.
          “É o passo mais importante que estamos dando para a expansão do transporte de cargas da Argentina via Chile. Uma vez concluída a obra, haverá um impacto enorme, não apenas na província (de Mendoza), como para todo o transporte de carga que vai e vem de todo o território argentino, e para o turismo e o comércio em geral, com nosso país vizinho”, calculou o ministro dos Transportes da Argentina.

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